Secretários e diretores de ensino municipais participam da primeira reunião de ações do Programa Criança Alfabetizada

Pernambuco

18.06.2019

Teve início nesta terça-feira (18) a primeira ação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco que visa detalhar junto aos municípios as etapas do Programa Criança Alfabetizada, lançado pelo Governo do Estado na última semana. O primeiro encontro foi realizado no auditório do órgão e reuniu secretários de educação e diretores de ensino dos municípios das regionais Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Sul e Mata Norte.

“Esse ponto agora é para que a gente possa detalhar todas as ações do programa. É de grande importância que haja uma sintonia de todos para que tudo caminhe bem, até porque o projeto envolve ações no nosso âmbito enquanto secretaria de educação, mas também envolve as gerências regionais e, principalmente, as secretarias e escolas municipais”, detalhou Ana Selva, secretária executiva de Desenvolvimento de Educação de Pernambuco.

Os secretários municipais receberam a reunião como uma grande possibilidade de entender o papel das cidades dentro do programa e traçar metas. “A notícia do projeto foi muito bem vinda e ficamos muito felizes, pois a alfabetização é o grande gargalo dos municípios. Temos tentado construir ao máximo uma alfabetização na idade certa, já temos iniciativas, mas ter o apoio do Governo do Estado ampliando essas ações é muito importante”, destacou Eliane Silveira, secretária de Educação de Vicência. “Na reunião pudemos nos encontrar dentro do programa, entender como cada município deve participar e firmar essa parceria com o Estado com o objetivo de fazer a cidade crescer na educação”, concluiu.

Após Recife, é a vez de Caruaru receber o encontro, já nesta quarta-feira (19). Arcoverde e Salgueiro também recebem a ação na próxima semana, nos dias 25 e 26, respectivamente.

Criança Alfabetizada - Iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esportes, o ‘Programa Criança Alfabetizada’ visa apoiar os municípios pernambucanos na busca pela alfabetização na idade correta de todos esses pequenos estudantes. O projeto, que deve impactar cerca de 330 mil crianças, conta com o apoio técnico de parceiros que carregam a educação em seus propósitos: Instituto Natura, companheiro também no Programa Educação Integrada, Fundação Lemann e a Associação Bem Comum.