Secretários de Educação realizam encontro para discutir os caminhos do ensino público

Rio Grande do Norte

14.03.2024

A partir de hoje (14), os secretários de Educação de todos os estados brasileiros estarão reunidos em Pernambuco para debater os assuntos mais prementes relacionados às redes estaduais de ensino. Esta reunião marca o início das atividades ordinárias do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para o ano de 2024. 

Prevista para durar até sexta-feira, dia 15 de março, a agenda promete ser intensa e abrangente, contemplando uma série de temas cruciais para o desenvolvimento da educação no país. O evento é presidido pela anfitriã Ivaneide Dantas, secretária de Educação de Pernambuco.

Entre os pontos de destaque na pauta do encontro estão as discussões em torno das mudanças propostas para o Novo Ensino Médio, a análise da efetividade da lei do piso do magistério e a avaliação do novo Plano Nacional de Educação. Além disso, os secretários irão examinar o progresso da Agenda da Aprendizagem do Consed e debater as próximas iniciativas dos fóruns temáticos e grupos de trabalho compostos por especialistas dos diversos estados.

“Esta reunião representa um importante momento de união e colaboração entre os Secretários de Educação de todo o país. Estamos aqui para discutir temas cruciais e traçar estratégias que impulsionem o avanço da educação brasileira”, frisa Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

O Rio Grande do Norte está representado no encontro pela titular da SEEC, pelo Chefe de Gabinete, Matheus Querino, e pela coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, Magnólia Morais. 

O Ministério da Educação também marcará presença neste encontro por meio do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, que conduzirá diálogos com os gestores estaduais sobre a implementação do programa Pé-de-Meia, além de abordar outras iniciativas em curso pelo MEC.

A expectativa é que este encontro proporcione um espaço de diálogo e colaboração entre os líderes da educação do país, visando o aprimoramento constante do sistema educacional brasileiro em benefício de todos os estudantes e profissionais envolvidos.