Notícias da Educação
18.06.2024Secretários estaduais de Educação participam de Missão Educacional a Portugal, com destaque para o 7º Encontro Anual da FLIP+, em Lisboa. A iniciativa busca discutir e encontrar caminhos para aprimorar a avaliação educacional em larga escala, um tema crucial na agenda educacional atual.
A diretora-executiva do Consed, Nilce Costa, também acompanha os secretários na missão. Ela lembra que em 2023, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realizou uma missão à França e Holanda com o objetivo de consolidar parcerias para fortalecer as dimensões da avaliação educacional. “O sucesso dessa missão reforçou o compromisso com o direito fundamental de todo estudante a aprender e impulsionou a organização da missão atual a Portugal”, destacou.
A missão em Lisboa busca explorar o papel da Inteligência Artificial (IA) nas avaliações educacionais. Novas tecnologias têm impactado profundamente o processo de ensino e aprendizagem, e a IA oferece oportunidades significativas em termos de custos, eficiência e confiabilidade na medição do desempenho dos estudantes.
"O papel da Inteligência Artificial em avaliações educacionais: conciliando tecnologia e sensibilidade humana" é o tema do encontro, que contará com a participação de renomadas instituições de avaliação educacional da Europa e do Brasil, entre elas o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Além dos debates sobre IA, a programação incluirá um diálogo sobre o sistema educacional de Portugal e uma visita a escolas públicas de Lisboa. Foi o que aconteceu na programação desta terça-feira (18), quando os secretários participaram de uma visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência e assistiram a uma apresentação do sistema de ensino português, na Escola Dom Pedro V.
A missão conta com a participação especial do Consed, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições educacionais brasileiras, é uma iniciativa do CAEd/UFJF, com apoio da Fundação Cesgranrio.
Crédito da foto: Nany Araújo