Secretários de Educação dos estados se reúnem com equipe de transição do governo Lula

Consed

18.11.2022

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) recebeu nesta sexta (18), em Brasília, a equipe de transição do governo Lula na Educação. Aos integrantes do grupo comandado pelo ex-ministro Henrique Paim, os secretários entregaram uma carta com as principais demandas das redes estaduais para os próximos anos.

De acordo com o presidente do conselho e secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, a carta repercute a Agenda da Aprendizagem do Consed,  um documento que norteia a atuação dos gestores e reúne dez temas estratégicos: Novo Ensino Médio, Avaliação, Financiamento, Formação dos Profissionais da Educação, EJA, Educação Híbrida, Anos Iniciais e Finais do Fundamental, Educação Infantil, e Sistema Nacional de Educação.

Além de uma política nacional para recomposição da aprendizagem no pós-pandemia, os secretários reforçaram o pedido pela retomada dos investimentos da Educação em Tempo Integral, na Educação Profissional e na implementação do Novo Ensino Médio. O Consed destacou que é contra a revogação da Reforma do Ensino Médio e que defende o seu aperfeiçoamento. 

Ao avaliar o encontro, Angelo citou a convergência de ideias dos secretários com o grupo de transição. "O encaminhamento da reunião pareceu mostrar uma grande convergência, o que é importante para reestabelecer um pacto federativo de natureza colaborativa, envolvendo não apenas estados e municípios, que acabou sendo a tônica dos últimos quatro anos, mas sobretudo a União."