Notícias da Educação
18.10.2023O Comitê Estratégico do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, coordenado pelo Ministério da Educação, se reuniu na tarde desta terça-feira (17), em Brasília. O objetivo da reunião era apresentar e discutir o andamento e as ações recentes do Compromisso.
Nesta primeira etapa da política, houve adesão, total ou parcial, de 96,4% dos municípios, ao regime de colaboração. O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, representou o Consed presencialmente, enquanto a secretária de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, e a diretora Institucional do Consed, Nilce Costa, participaram virtualmente.
Em sua fala, Alan Porto pediu que fosse aberta uma nova oportunidade para que os municípios que não aderiram, pudessem aderir ainda em 2023 ao programa. Atendendo a este pedido, o MEC solicitou que a Undime apresente até esta quinta-feira (19), os nomes dos municípios que querem mudar o status de adesão ao Compromisso Criança Alfabetizada. Na secta-feira (20), o sistema será reaberto apenas para esses municípios poderem fazer a adesão.
Ainda sobre os pontos discutidos e deliberados, o comitê aprovou os Planos de Ações dos Territórios Estaduais, construídos conjuntamente pelos estados com os seus municípios. Por fim, foi discutido e aprovado o regimento interno do Comitê Estratégico.