Secretários de Educação de todo o país estão em Goiânia para discutirem os desafios da área

reunião ordinária

18.09.2019

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), é o anfitrião da III Reunião Ordinária do Consed, que está sendo realizada nesta quarta-feira (18/9), em Goiânia. O encontro reúne secretários estaduais de Educação de todo o país para discutir caminhos para vencer os desafios atuais da área.

Na cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, a secretária Fátima Gavioli comentou que a reunião em Goiânia foi preparada com muito carinho e destacou que os desafios da educação brasileira são bastante parecidos para todos os Estados, apesar das realidades serem distintas. “O momento é muito parecido, mas eu enxergo grandes possibilidades de virarmos essa página com sucesso, de forma a deixar como legado uma educação que prepare, de fato, nossas crianças e jovens para esse mundo tão competitivo”.

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta salientou a importância das reuniões ordinárias do Consed, momento que propicia aos secretários estaduais de Educação discutirem a essência das políticas públicas de Estado de forma a induzir as políticas públicas do Ministério da Educação (MEC).

Para ela, o maior desafio deste ano e dos próximos é a adequação dos currículos do novo Ensino Médio, que passou a ser por área de conhecimento. “Considero ser a maneira correta, mas é uma novidade e nós vamos ter que aprender a fazer isso.  Esse novo modelo permitirá ao aluno terminar esse nível de ensino já profissionalizado; isso é maravilhoso para o Brasil, mas desafiador para nós, professores”.

Mudanças na universidade

Diante desse novo cenário, Cecília Motta ressaltou ser fundamental promover mudanças também na formação inicial dos docentes. “De nada adianta mudar o currículo se as universidades brasileiras continuarem formando o mesmo modelo de professor”. Para a presidente do Consed, infelizmente a sociedade brasileira ainda não percebeu a importância da educação. “As pessoas não levam esse assunto tão a sério como deveriam; um município ou Estado só cresce e se desenvolve se ofertar um ensino de boa qualidade, desde a base, para nossas crianças e jovens”.

Cecília Motta também fez questão de frisar que a presença do governador Ronaldo Caiado na abertura do encontro foi importante para demonstrar o compromisso do Governo de Goiás com a educação. O governador, por sua vez, elogiou o trabalho da secretária Fátima Gavioli que tem se dedicado em tempo integral à gestão da rede pública estadual de ensino.

Ronaldo Caiado lembrou que a escolha de Fátima Gavioli para o cargo levou em conta critérios técnicos e o tempo mostrou que foi uma decisão acertada. “A secretária tem feito todos os esforços no sentido de combater os excessos que encontrou na rede, reduzindo despesas desnecessárias e organizando a casa”.

Goiás de Oportunidades

O governador afirmou ainda que a reunião ordinária do Consed está reunindo em Goiânia pessoas com grande experiência na área educacional para discutir formas de vencer os desafios impostos pela educação brasileira. Ele lembrou que a educação é o alicerce, é a base de uma sociedade em busca de desenvolvimento, uma vez que só alcança sucesso pessoal e profissional aqueles que tiveram uma boa educação.

Ronaldo Caiado citou ainda o programa Goiás de Oportunidades, que engloba diversas outras ações, programas e projetos do Governo de Goiás que dá às famílias goianas a possibilidade de manter seus filhos na escola, onde quer que estejam. Como exemplo, ele citou as ações da Seduc Goiás e o Gabinete de Políticas Sociais na região Nordeste do Estado, onde estão situados os 10 municípios mais vulneráveis do Estado de Goiás.

A III Reunião Ordinária do Consed prossegue até o final desta quarta-feira. Na parte da manhã foi realizado o painel “O Papel dos Entes Federados no Cenário Nacional”, que contou com a participação do professor Luiz Antônio Lozi, ex-secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), jornalista Antônio Goes o do cientista social Carlos Melo. Após as apresentações, os secretários de Educação deram início às discussões sobre os desafios e avanços da educação brasileira.