A Presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, juntamente com o secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, integram o grupo que participam da Missão Técnica ao Reino Unido para conhecer as referências dos modelos ingleses de gestão em educação entre os dias 12 a 16 de novembro.
O intercâmbio é promovido pelo Consed em parceria com o Conselho Britânico e visa fortalecer os mecanismos de cooperação na área da educação de ambos países.
Além dos secretários estaduais de Educação, o presidente do Conselho Nacional de Educação do MEC, José Fernandes de Lima, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves, a coordenadora de Apoio à Inovação e à Pesquisa em Educação (CINPE), Fernanda Litvin Villas Boas, a secretária de Educação, Cultura e Turismo do Município de Votuporanga-SP e gestora do Arranjo de Educação, Eliane Baltazar Godoi, também fazem parte da comitiva brasileira.
“O objetivo é que possamos conhecer novas iniciativas de políticas públicas, diferentes tipos de capacitações, além de outros atributos que sirvam de base para futuros projetos a serem implantados”, afirma Maria Nilene, presidente do Consed.
A comitiva terá a chance de conhecer o sistema educacional britânico, o papel das escolas e o aperfeiçoamento escolar, as mudanças no sistema inglês de educação, os padrões profissionais nacionais para liderança escolar, o programa Inspire, que coloca pós-graduados em Física, Química ou Engenharia dentro da sala de aula para trazer a ciência à vida, o Departamento de Educação e a OFSTED, que faz inspeção e regulamentação de instituições que prestam serviços de atenção à criança e jovens e de ensino técnico para qualquer idade.
Na programação estão agendadas visitas: na British Academy, para explorar o sistema educacional; no Department for Education (DfE), responsável pela educação e atenção à criança, que conta com 4 novas agências executivas: a Standards & Testing Agency (agência para padrões e avaliações), Teaching Agency (agência sobre ensino escolar), o National College for School Leadership (agência sobre liderança escolar) e o Education Funding Agency (agência de financiamento para a educação); na Lampton School uma das 100 primeiras ‘teaching schools’ no país e que trabalha com 18 escolas primárias, secundárias e especiais. A escola faz parte do relatório de 2008 do OFSTED sobre as “Doze escolas em destaque – superação em cenários improváveis”; na Hampton Hill, classificada como escola de destaque em todas as áreas principais. Os funcionários usam suas experiências e habilidades para apoiar escolas em circunstâncias desafiadoras; no National College for School Leadership, uma das quatro novas agências executivas do Departamento de Educação. É responsável pelo desenvolvimento e capacitação de líderes escolares visando impactar positiva e diretamente nas vidas das crianças e jovens.
Intercâmbio
Desde 2000, Consed juntamente com o Conselho Britânico vem promovendo viagens de intercâmbio. As primeiras aconteciam no âmbito do Programa de Liderança Escolar, que levava diretores premiados para conhecer escolas e instituições de liderança e gestão educacional do Reino Unido. “A partir do êxito e das experiências trazidas pelos participantes, da liderança escolar houve um interesse maior por parte de Secretários de Educação em conhecer o sistema educacional britânico” ressalta Luciana Brasil coordenadora de projetos do Conselho Britânico. A coordenadora garante que a programação para a viagem foi enriquecida proporcionando um contato maior dos participantes com instituições e profissionais renomados do ramo da educação.
“Toda a programação será acompanhada por uma intérprete profissional, que já trabalha com o Conselho Britânico em outras ocasiões similares a esta. Mesmo aqueles que não dominam a língua inglesa terão a oportunidade de interagir com palestrantes, diretores de escolas, sem nenhum problema” conclui.
Ascom/Consed