Piaui
30.06.2023Os estudantes da Rede Estadual de Educação que foram premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) foram recebidos, na tarde da última sexta-feira (30), pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, como comemoração pelo resultado obtido na olimpíada.
A estudante Victória Kaylane Machado Vieira, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, comemora sua classificação na OBFEP. “É importante demais isso para nós porque viemos de uma realidade muito complicada na cidade e sabemos que a escola contribui muito para os nossos resultados com a aprendizagem. Então, quando você tem essa preparação e esse esforço dos professores e do diretor, você acaba tendo uma base e é algo que constrói a sua segurança nas olimpíadas. Acredito que seja por isso que a nossa escola é tão premiada assim”, disse a estudante.
Para Karoline Victória Machado Vieira o incentivo dos professores foi primordial para que ela não desistisse de focar na sua preparação para a olimpíada. “O ano passado foi muito difícil porque foi o primeiro ano pós pandemia. Foi muito importante vermos a iniciativa dos professores e o quanto eles acreditavam que era possível alcançarmos destaque nas olimpíadas e realmente foi. Por isso eu sou muito grata a eles por sempre acreditarem”, revela.
O professor de Física da escola e orientador, Francisco de Brito, revela que cinco alunos da escola foram classificados a nível nacional na OBFEP. “Realizamos uma preparação com eles após a primeira fase da olimpíada, quando saiu o resultado dos alunos classificados para a segunda fase. Nos reunimos em horários extras, onde fizemos a resolução das provas de edições anteriores da olimpíada e abordagem de conteúdos cobrados. Além disso, damos todo o apoio e incentivo para que eles acreditem que são capazes de alcançar seus objetivos.
Na oportunidade, o secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os adolescentes pela vitória alcançada. “Vocês estão de parabéns por essa grande conquista. Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. Nas escolas de Tempo Integral, por exemplo, há um investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, lazer e cultura. Então, são diversas atividades que fixam os alunos nas escolas e melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem”, afirmou.
A OBFEP
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é destinada a alunos do Ensino Fundamental II e Médio de Escolas Públicas. É composta por duas fases e três níveis. A primeira fase é uma prova de múltipla escolha, já a segunda é composta de questões abertas teóricas e experimentais.
A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular, se inserindo no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
A premiação da OBFEP é realizada em dois níveis: Estadual e Nacional. Os mais bem colocados nacionalmente do 1° ano do Ensino Médio são convidados para participar do processo seletivo para as Olimpíadas Internacionais de Física.