Piaui
04.07.2023O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve em Brasília/DF participando da Audiência Pública para apresentação da proposta do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) sobre o Novo Ensino Médio. A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pelo YouTube.
Entre as propostas apresentadas, está a possibilidade de utilização de 300 das 1.200 horas dos Itinerários Formativos, de acordo com as necessidades dos estados, para atividades que complementem a formação geral ou para recomposição de aprendizagens. Outra proposta que se destaca é a elaboração de uma base comum para as optativas, ou seja, a definição de uma base para os Itinerários Formativos com o intuito de diminuir a desigualdade na oferta dessas disciplinas entre as diferentes redes de ensino pelo país.
A posição dos secretários é importante porque o Ensino Médio é de responsabilidade dos governos estaduais. “Um dos principais pontos propostos foi a possibilidade de destinação de 300 horas dos itinerários formativos para complemento da formação geral básica e recomposição das aprendizagens. Além disso, sugeriu-se a definição de uma base comum para os Itinerários Formativos, como diretriz para as redes estaduais, contribuindo para mitigar desigualdades. E também a readequação do Enem ao Novo Ensino Médio. Seguimos trabalhando por uma educação mais eficiente, equitativa e atrativa para nossos estudantes”, comenta o Secretário Washington Bandeira.