Piaui
04.06.2024O Secretário de Estado da Educação Washington Bandeira participou da primeira reunião do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE-PI). O encontro foi realizado na Sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), na manhã desta segunda-feira (3).
Entre os pontos principais do encontro foram apresentados os cenários do país e do Piauí na articulação para efetivar a política de Educação na Primeira Infância e da Educação em Tempo Integral.
O Secretário Washington Bandeira destaca o trabalho intersetorial para avanço das políticas educacionais. "As discussões do GAEPE no Piauí são movimentos importantes na articulação entre os diversos setores para avançar na eficiência de políticas da Educação. A Primeira Infância está no discurso prioritário do Governador Rafael Fonteles e da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles, e vamos alinhar para que cada ente, conforme sua responsabilidade, execute as ações de forma eficiente”,disse.
Após apresentação das temáticas prioritárias, as discussões do GAEPE-PI se voltaram para a análise de monitoramento de Nota Técnica (Calendário Escolar e Educação Infantil) do atendimento à Primeira Infância, articulação para construção de soluções para a expansão de vagas em creches; levantamento da demanda por creches de forma intersetorial, e com apoio da União e Estados, e Nota Técnica de Educação Integral em Tempo Integral.
A Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Dra. Isabel Fonteles, celebrou a articulação do estado com os municípios. “O Piauí tem atuado para ampliar o número de creches e avançar para o ensino em Tempo Integral nestes espaços. Temos uma parceria com a Seduc e com os municípios para o atendimento da Primeira Infância com qualificações profissionais. A colaboração entre os entes é essencial para que todas as crianças sejam atendidas com pleno desenvolvimento”, enfatizou.
Na ocasião, Priscila Cruz, Presidente-Executiva do Todos pela Educação e Coordenadora do Grupo de Trabalho Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), apresentou os esforços no âmbito nacional para efetivar as políticas pautadas no encontro. “Precisamos colocar o Piauí, enquanto política pública, como estado pioneiro para a política digital e criar uma arquitetura integradora entre todos os entes neste sentido. Para executar as políticas debatidas faz-se necessárias estratégias com gestão digital de dados”, disse a Conselheira.
Alessandra Gotti, Fundadora e Presidente-Executiva do Instituto Articule, destacou o trabalho em desenvolvimento pelo Piauí enquanto ação intersetorial. “O nosso objetivo é, por meio dessas agendas periódicas, entender os desafios enfrentados pela gestão, auxiliar na construção de planos de trabalho e acelerar as políticas públicas que estão sendo efetivadas. O encontro permite ter uma agenda articulada com distintos órgãos para difundir boas práticas e qualificar uma base de dados”, disse a Presidente-Executiva.
Entre os signatários do GAEPE-PI estão: a Secretaria da Educação (SEDUC/PI), o Instituto Articule, Tribunal de Contas (TCE-PI), a seccional piauiense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PI) e da União Nacional dos Conselhos Municipais (UNCME/PI), o Fórum Estadual de Educação, e o Conselho Estadual de Educação (CEE/PI), Defensoria Pública do Estado do Piauí e Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).