Secretário visita escolas na regional de Ceilândia

Distrito Federal

14.09.2020


É a terceira regional percorrida. Leandro Cruz já esteve na de Brazlândia e de Santa Maria e irá a todas as demais


Foto: Tiago Oliveira, Ascom/SEEDF

O Secretário de Educação, Leandro Cruz, visitou nessa quinta-feira, 10/9, escolas da regional de ensino de Ceilândia. A agenda começou pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28, na região administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol. A unidade passará a oferecer educação em tempo integral a todos os seus 1.250 estudantes, incluindo atividades esportivas.

“É muito importante conhecer de perto a realidade de nossas escolas, conversar com os diretores. Desde a suspensão das aulas, eles não pararam de trabalhar, são eles que mantêm o contato direto com as comunidades escolares. A educação não para, o planejamento de ações fundamentais para nossos estudantes continua”, afirmou o secretário.

O coordenador regional de ensino de Ceilândia, Marcos Antônio de Sousa, destacou a importância da educação integral para a comunidade local. “É fundamental para as crianças e adolescentes da escola, que não têm oportunidade de desenvolver atividades em outros espaços e estão em situação de vulnerabilidade social. O trabalho pedagógico será fortalecido”, avaliou.

CEF 28

“A prática do esporte e as demais atividades que serão desenvolvidas no contraturno irão acrescentar muito à vida destes meninos e meninas. É um resgate para as famílias e vai evitar que estas crianças e adolescentes fiquem nas ruas. Além disto, elas vão ter todas as refeições garantidas pela escola, inclusive o almoço e isto é muito importante para quem está em situação vulnerável”, disse a diretora do CEF 28, Janaína Almeida.

Fundado em 2009, o CEF 28 atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A estrutura de 6 mil metros conta com 24 salas de aula, salas de ciências e de leitura, duas quadras de esporte não cobertas. Em breve, a escola terá também um laboratório de informática.

A proposta de inserção de atividades esportivas será colocada em prática de forma gradativa começando pelos 352 estudantes do 6º ano, quando retornarem as aulas presenciais, ainda sem data definida por força da pandemia da covid-19.

Foto: Tiago Oliveira, Ascom/SEEDF

REFORMAS

A regional de ensino de Ceilândia atende 94 mil estudantes em 97 escolas. Neste ano, 80 já passaram por reformas e manutenção. As demais, serão contempladas ainda neste semestre.

Entre os serviços realizados, estão reformas de banheiros, cantinas, pisos de salas e de pátios, redes elétrica e hidráulica, manutenção de telhados e de muros.

O investimento total até agora é de R$ 10 milhões, por meio do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF) e do contrato de manutenção mantido pela Secretaria de Educação para atender as unidades de ensino.

REVITALIZAÇÃO

O secretário Leandro Cruz visitou ainda os Centros de Ensino Médio 02 e 03 de Ceilândia, que terão suas estruturas revitalizadas, especialmente para a prática de esportes.

Ambos têm área total de 25 mil metros quadrados cada e já contam com grandes estruturas para atividades esportivas. Haverá reformas para que sejam transformados em pólos de atendimento a escolas próximas.

Em todas as unidades de ensino visitadas haverá parcerias no âmbito do projeto de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Esporte.

Málcia Afonso, Ascom/SEEDF