Secretário se reúne com gestores para avaliar a educação

Distrito Federal

15.08.2019

O secretário de Educação, Rafael Parente, os subsecretários e assessores especiais da Secretaria de Educação seguem a agenda do Fórum de Gestores. Nesta quarta-feira (14/8) foi a vez das regionais de ensino do Recanto das Emas e do Núcleo Bandeirante. O objetivo da iniciativa da SEEDF é ouvir as demandas e as ações dos diretores escolares e falar sobre os projetos e programas da secretaria, reunidos no EducaDF, o Plano Estratégico da Rede Distrital de Educação.

Em ambas as regionais, Rafael Parente elogiou o empenho dos docentes e destacou a importância do trabalho em conjunto. “Quem enfrenta os problemas da vida real nas escolas são vocês. Por isso, sempre temos que estar em diálogo contínuo. Precisamos saber as escolas que têm os maiores desafios para darmos o apoio diferenciado”, ressaltou.

O Recanto das Emas conta com 28 escolas e o Núcleo Bandeirante com 35. Nos dois encontros, os diretores fizeram um balanço dos primeiros seis meses da gestão. Além da avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido, eles expuseram suas ideias e esclareceram dúvidas com a equipe gestora da SEEDF sobre os programas da pasta.

O EducaDF, Plano Estratégico da Rede Distrital de Educação, foi apresentado aos diretores durante as reuniões, com as ações das cinco bandeiras para melhorar e modernizar o ensino público.

O Sempre Aprender veio com objetivo acolher, valorizar e fortalecer os docentes e alunos. A Bandeira de Educação para a Paz dá prosseguimento à construção de um ambiente fraterno nas escolas e contribui para a formação de cidadãos com valores, respeito e solidariedade.

Na terceira bandeira, a Escolas que Queremos, o enfoque são as escolas que mais necessitam de atenção da rede. A bandeira Excelência para Todos faz parte da macropolítica com o objetivo de avançar na qualidade educacional. A Inov@ é a quinta bandeira e já começou com ampliação do uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Os diretores também debateram sobre a importância das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas de 21 de outubro a 1º de novembro. Essa avaliação auxilia no diagnóstico da rede, na verificação dos fatores que interferem no desempenho dos estudantes, além do monitoramento e aprimoramento após a avaliação dos dados.

A agenda do Fórum de Gestores começou nesta segunda-feira (12/8), na regional de ensino de Planaltina. Nesta quinta-feira (15/8), será a vez de Brazlândia. Nas próximas semanas, o evento será realizado nas demais regionais de ensino.

Reportagem: João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF
Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF