Secretário recebe representantes de entidade finlandesa ligada ao Ministério das Relações Exteriores

Paraná

06.11.2023

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, recebeu nesta segunda-feira (06) representantes do The Finnish Centre of expertise in Education and Development (FinCEED), agência educacional finlandesa ligada ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Educação. Na ocasião, o secretário apresentou as ações promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), para a melhoria da qualidade do ensino no Paraná. A visita teve como propósito promover o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração mútua entre as entidades públicas, tomando como exemplo programas educacionais bem-sucedidos na Finlândia, com o objetivo de avaliar a adaptação de alguns desses programas para o estado do Paraná. 

Segundo a última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) realizada desde o ano 2000, A Finlândia se destaca como um dos principais países do mundo em matéria de educação, ocupando a segunda posição em habilidades de leitura e empatando com o Canadá, dentre as nações membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 

“A comunicação entre a  FinCEED e a Seed-PR abre novos horizontes à educação no Paraná, pois oferece oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos. O país é referência em inúmeras práticas educacionais que têm muito a contribuir com a nossa educação, por meio - por exemplo - do intercâmbio de estudantes e professores que já vem sendo implementado pela rede de ensino por meio do programa Ganhando o Mundo”, destaca o secretário.

As representantes da FinCEED (com sede em Helsinki, na Finlândia) Marjo Rissanen e Johanna Harjunpää, fizeram referência ao sistema de avaliação e monitoramento da qualidade do ensino do Paraná como medida essencial no acompanhamento do desempenho dos estudantes e identificação das áreas que necessitam de melhoria.

“Este acompanhamento mais próximo da qualidade do ensino garante um sistema educacional mais eficaz e alinhado com as necessidades de aprendizagem. Na Finlândia as avaliações são feitas de forma mais genérica, por isso, a condução deste trabalho aqui no Paraná nos chamou a atenção”, afirmou Marjo Rissanen.

“Nosso estado está bem organizado e vem implementando mudanças importantes na educação.Temos um panorama positivo da educação no Paraná e encontros com entidades educacionais, como a FinCEED, promovem a abertura de diálogos em favor de uma educação ainda mais forte para nosso estado", finaliza Roni Miranda.