Secretário Josué Modesto encerra ciclo de diálogo com os secretários municipais sobre Avaliação da Educação Básica

Sergipe

13.10.2021

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, finalizou nesta sexta-feira, 8, a rodada de conversas sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese). Ao longo de toda a semana, os encontros aconteceram de maneira virtual, por meio da plataforma Zoom, e a cada dia, grupos de gestores municipais de Educação, divididos por territórios sergipanos, tiveram a oportunidade de conversar com o professor Josué Modesto, na iniciativa intitulada “Diálogo com o Secretário”. Os encontros contaram ainda com a participação do superintendente executivo da Educação, professor José Ricardo de Santana; do assessor pedagógico da Seduc, professor Cláudio Macêdo; e da coordenadora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Andrea Dantas Barbosa.

 

 

A pauta principal das conversas deu-se em torno do fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios para que os alunos participem das duas avaliações que estão por acontecer: o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese), que será aplicada no período de 18 a 29 de outubro, com todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerá no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e para a 3ª série do ensino médio, também por meio de um questionário de Língua Portuguesa e Matemática. Na prova do Saeb, o 2º ano do ensino fundamental será avaliado de forma amostral, com os testes desses mesmos componentes curriculares, e o 9º ano do ensino fundamental também passará por avaliação amostral com testes de ciências humanas e ciências da natureza.

 

Para além dessas duas avaliações, o secretário Josué Modesto também mostrou alguns dados importantes sobre a Educação dos municípios, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), números percentuais de alunos em risco escolar, e ouviu dos gestores municipais as suas principais estratégias para melhorar os índices educacionais, bem como sobre a importância das avaliações externas.

 

“Sergipe era um dos poucos estados que ainda não tinham uma avaliação própria. O Saese vai iluminar a estratégia educacional das nossas redes para 2022. Teremos resultados detalhados de como cada turma e cada aluno está. Além disso, o retorno das aulas presenciais é muito importante. O contato dos alunos com os professores vai melhorar bastante o processo de alfabetização. Inclusive, por conta desse período de pandemia, nós estendemos o Programa Alfabetizar pra Valer para as turmas de 3º ano do ensino fundamental. Vamos seguir em frente em nossa trajetória de recuperação das sequelas educacionais”, afirmou o secretário Josué Modesto.

 

Mobilização para o Saese e Saeb

 

Os secretários municipais que participaram do encontro mostraram-se agradecidos com a oportunidade de conversar com o gestor estadual da Educação e poderem compartilhar suas experiências, a realidade dos seus municípios e as estratégias para melhorar os índices educacionais, bem como sobre a importância da mobilização para a participação dos alunos nas avaliações.

 

A secretária municipal de Educação de Santa Rosa de Lima, Fabiana Oliveira, destacou que a gestão está empenhada na mobilização dos alunos e professores que participarão do Saese. “Agradeço ao secretário Josué Modesto por esse trabalho colaborativo. Nosso município já retornou com as aulas presenciais no sistema híbrido, e o momento é muito desafiador. Esperamos que essas avaliações nos sirvam de base para projetarmos o futuro das nossas ações na Educação do município. Criamos um calendário de ações para direcionarmos suporte pedagógico aos alunos e professores que participarão do Saese. Faremos também orientações sobre o preenchimento dos gabaritos. Enfim, estamos preparando os nossos alunos para esse ambiente de avaliação”, disse.

 

Representando a secretária de Educação de Poço Verde, a professora Arine Luana destacou que, a aplicação das avaliações está mantida. “Estamos fazendo todo o acolhimento para ver como está o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes, a fim de que participem do Saese e do Saeb”, disse.

 

Perla Reboeiras, secretário de Campo do Brito, destacou que os professores estão fazendo um reforço, inclusive com os alunos das escolas dos povoados. “É uma caminhada longa. A gente agradece bastante o apoio do secretário Josué Modesto e da equipe da Seduc por esse importante regime de colaboração com os municípios, por essa troca de experiências e esse diálogo constante conosco. Diante desse momento tão desafiador, nós temos aprendido bastante e estamos sempre tentando acertar”, declarou.

 

A secretária de Educação de Ilha das Flores, Conceição Pereira, destacou que no plano de retomada das aulas presenciais, a maior preocupação foi buscar o aprendizado dos alunos, dando um acompanhamento pedagógico para aqueles que não tiveram oportunidade na época das aulas não presenciais. “Estamos fazendo ações de Busca Ativa. O nosso objetivo maior é melhorar o aprendizado de todos os alunos de Ilha das Flores. Estamos promovendo também aulas aos sábados, de forma interdisciplinar, com simulados, e iremos fazer o possível para que todos estejam preparados, não apenas para o Saese e o Saeb, mas também para todas as avaliações que eles possam realizar em suas vidas”, afirmou.

 

Quitéria Lúcia Araújo de Barros, presidente da Undime e secretária de Educação de São Cristóvão, disse que os resultados das avaliações deverão servir para replanejar ações e recuperar as perdas educacionais do período em que as crianças estiveram em aulas remotas, por conta da pandemia. “Talvez o resultado da proficiência não seja bom, e não precisamos ter vergonha disso, porque o período de pandemia foi uma tragédia. Mas devemos ter ações para buscarmos reverter esses resultados. Temos que buscar uma melhoria, pelo menos, do fluxo escolar, que é um dos componentes do cálculo do Ideb. Não há mais nada que ampare a decisão de manter as aulas remotas. As ações de Busca Ativa devem ser feitas diariamente. Temos que ir atrás dos alunos. É hora de garantir a presença e um tempo maior dessas crianças na escola, e de adotar um currículo prioritário, que no ensino fundamental é Português e Matemática”, disse.

 

Maria Cecília Tavares Leite, gestora da Educação de Aracaju, mostrou-se favorável à realização das avaliações. “Acho salutar que se façam avaliações, sejam internas ou externas. Preocupam-me um pouco os resultados, por conta desse contexto de pandemia, em que as redes estão ainda retornando presencialmente. Mas o município de Aracaju é parceiro da aplicação do Saese, concordamos com essa avaliação, que vai nos tirar do lugar comum. Parabenizo a Seduc por esse processo extremamente organizado, bem discutido e pontuado. Esperamos que a avaliação sirva para a melhoria da qualidade da educação pública”, disse.

 

José Menezes Lima, secretário de Educação de Cristinápolis, falou dos desafios da Educação neste momento de pandemia. “Nossa previsão é de iniciar as aulas presenciais no dia 19 de outubro. Está sendo um desafio enorme para todos nós. Vamos retomar com as turmas que participarão do Saese e Saeb. Teremos plantões pedagógicos com todas as turmas, sempre respeitando os protocolos de biossegurança, preparando os alunos para as avaliações. A gente agradece ao secretário Josué Modesto por todo o apoio. É importante compartilhar as experiências de cada município para darmos o nosso melhor para a educação pública”, afirmou.