Tocantins
28.04.2025O secretário de Estado de Educação, Fábio Vaz, está em Barcelona, na Espanha, representando o Tocantins no II Seminário Internacional de Gestão para Aprendizagem, que acontece entre os dias 28 de abril a 2 de maio. O evento conta com a presença de lideranças da política educacional brasileira, representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos 27 estados brasileiros.
Com o objetivo de proporcionar um intercâmbio cultural e educacional, o seminário busca fortalecer ambientes de colaboração e contribuir para a estruturação de processos de gestão e inovação na aprendizagem no Brasil, além de promover trocas de experiências, conhecimentos e novas perspectivas para a melhoria da qualidade do sistema educacional do país.
Para titular da Seduc, Fábio Vaz, poder representar o Tocantins pela segunda vez neste evento é uma oportunidade para elevar mais ainda a educação pública tocantinense. “Ano passado participei do I Seminário Internacional de Gestão para Aprendizagem também na Espanha. Hoje estamos aqui para buscar experiências e soluções inovadoras que possam fortalecer ainda mais a gestão e a qualidade da educação pública tocantinense. Cada aprendizado que levamos daqui será colocado a serviço dos nossos estudantes e das nossas escolas”, destacou.
Durante o evento serão apresentados cinco painéis com participação de especialistas da Europa, Ásia e America, para debater temas como os desafios da educação no contexto internacional; avaliação de novas dimensões do processo de ensino para a melhoria da aprendizagem; competências na gestão escolar; microgestão pedagógica; currículos alinhados às mudanças no mercado de trabalho e formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O encontro é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV-DGPE) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins