Secretário Fábio Vaz participa da 1ª Reunião Ordinária do Consed, em Brasília

Tocantins

16.03.2023

Lenna Borges/Governo do Tocantins

 

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participa da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro ocorre em Brasília (DF), nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, com as presenças de secretários de educação de todo o Brasil, para troca de experiências, novas ações e projetos para a educação brasileira. É o primeiro encontro oficial após a eleição da nova diretoria do Consed, que ocorreu em fevereiro.

Na abertura do evento, o presidente do Consed, Vitor de Angelo, destacou a importância de todas as secretarias de educação estarem alinhadas em busca de uma evolução educacional. Também discursou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo, que tratou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fábio Vaz fez um balanço das discussões realizadas na abertura da primeira reunião ordinária do colegiado em 2023. "Um importante momento de interlocução entre os secretários de estado da Educação, para alinharmos as pautas incomuns, como o Novo Ensino Médio, que entrou em uma fase de consulta pública para reestruturação. É um momento de partilha dos desafios e das soluções que cada estado tem vivenciado. Dialogamos sobre pautas importantes que envolvem as políticas de avaliação da educação básica brasileira, com o presidente do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], Manuel Palácios", pontuou o secretário.

Outros temas abordados no primeiro dia foram as políticas educacionais com enfoque na discussão de diretrizes para a educação nos estados brasileiros; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no panorama da análise e discussão dos resultados de avaliações educacionais nacionais e estaduais, bem como definição de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos.

(Com informações do Consed)

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges