Secretário Fábio Vaz realiza visita técnica à Escola Militar do Corpo de Bombeiros

Tocantins

31.05.2023

O colégio é bom para aprender muitas coisas; para se divertir;  ir para o colégio é muito bom porque nossa escola é boa. Essas foram as opiniões dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e respostas ao secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que esteve em visita à sala de aula e conheceu a estrutura do Colégio Militar Dom Pedro II em Brasília, nesta terça-feira, 30.

Com a visita técnica à instituição de ensino, que é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conheceu a experiência de gestão administrativa, educacional e pedagógica com o objetivo de avançar na implantação de uma escola militar do Corpo de Bombeiros, em breve. 

“É mais um passo para complementar o planejamento, de forma assertiva, para a  implantação da Escola Militar do Corpo de Bombeiros. Estamos conhecendo e buscando as experiências aqui do Colégio Militar Dom Pedro II. Uma experiência didático-pedagógica de referência, que nos inspira em levar para o Estado do Tocantins”, afirmou o secretário Fábio Vaz. 

Também integraram a comitiva do Governo do Tocantins o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, o secretário-executivo da Secretaria dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, e o major Pedro Zerbini, oficial do CBM/TO. 

A comitiva do Governo do Tocantins foi recebida pela subcomandante do Colégio Militar Dom Pedro II, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Maria, que guiou a visita técnica e apresentou a instituição de ensino. A subcomandante ressaltou a importância da iniciativa do Governo do Tocantins. 

“Acredito que a educação é mecanismo de mudança e de construção. As mudanças e as melhorias vêm com um ensino de qualidade. É fundamental, essa ação do Estado do Tocantins em implementar, buscar experiências para melhorar a questão educacional. O Governo do Tocantins está de parabéns pela iniciativa”, disse a anfitriã, tenente-coronel Maria. 

O Colégio Militar Dom Pedro II atende atualmente 2.646 estudantes do ensino fundamental I ,II e do ensino médio. Possui em sua estrutura blocos de salas de aula, complexo aquático, quadras esportivas e biblioteca. 

Educação e esporte

Durante a agenda institucional em Brasília, os gestores e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins visitaram o Centro de Centro de Capacitação Física, CECAF - CBMDF. Foram recebidos por integrantes da corporação e pelo Comandante do CECAF, tenente-coronel, Victor Spagnolo, que fez uma apresentação institucional da estrutura e serviços prestados pela unidade à corporação e à sociedade.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, disse que a visita foi oportuna para conhecer a experiência e o conceito e buscar adequar uma proposta para implantação de um Centro de Capacitação Física no Tocantins, envolvendo parcerias e as Pastas da Educação e dos Esportes . 

“A ideia é buscar parceiros como a Seduc; Esportes e Juventude e a Unitins para implantar um centro de capacitação que atenda a corporação e que também tenha uma vertente de ação social, de atendimento à sociedade. Com a estrutura de um centro esportivo e a realização de um trabalho conjunto com as iniciativas de educação e formação”, enfatizou o comandante-geral. 

O secretário executivo da Secretaria dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, considera que a visita técnica ao Centro de Capacitação Física foi positiva e proporciona a atuação conjunta em benefício da sociedade tocantinense. 

“Conhecer essa experiência do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que é referência no país, é um intercâmbio oportuno para o Governo do Tocantins para que possamos levar um grande projeto para o estado do Tocantins”. afirmou Atos Gomes. 

Estrutura

O CECAF- CBMDF conta em sua infraestrutura física com pista de atletismo, dojô para prática de artes marciais, complexo aquático, ginásio, sala de musculação, pilates, acupuntura e laboratório.  Atende oficiais da reserva e da ativa e vem realizando parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins

Cláudia Peixoto/Governo do Tocantins