Secretário Ellen Gera representa o Consed em reunião com o MEC

Consed

29.06.2021

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na mesa de abertura do evento de planejamento do primeiro eixo do Programa Brasil na Escola, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Helber Vieira, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC, iniciou o evento explicando que "estamos fazendo nossa primeira jornada onde serão trazidas explanações para cada uma das redes sobre cada uma das estratégias que foram priorizadas para compor o portfólio de ações do programa Brasil na Escola".

O foco do eixo está no atendimento às escolas com populações em maior vulnerabilidade social e que apresentam índices de fluxo escolar e aprendizagem mais baixos.

Nesse sentido, o apoio técnico e financeiro tem a finalidade de fortalecer as lideranças, buscando o aprimoramento das competências e habilidades de gestão a partir do uso de informações educacionais e evidências científicas, para auxiliar a tomada de decisão e o planejamento de ações.

O eixo busca também aperfeiçoar a organização pedagógica e escolar, fomentando metas, projetos e rotinas para a aprendizagem, em um esforço para a redução da reprovação e abandono escolar, com especial atenção às transições entre as etapas do Ensino Fundamental.

Para o secretário Ellen Gera, a iniciativa do MEC é muito importante tendo em vista que "é sempre importante o trabalho da educação e mantermos o engajamento do coletivo nessa busca ativa dos estudantes, em especial nesse momento de pandemia, e eu acredito que o programa Brasil na Escola tem muito a contribuir neste momento e de já parabenizo o MEC pela ação e vamos trabalhar todos juntos em prol da educação brasileira".

Também estiveram presentes virtualmente o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luis Miguel Garcia.

O programa Brasil na Escola busca iniciar as bases para uma agenda de inovações sobre a atual organização do Ensino Fundamental, bem como apoiar a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), sobretudo para os anos finais do Ensino Fundamental e está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação.