Tocantins
24.05.2024Buscando soluções em tecnologia para a educação pública do Tocantins, o secretário executivo de Estado da Educação, Edinho Fernandes, visitou empresas na China e no Japão nesta segunda quinzena de maio.
Uma das instituições visitadas é a Huawei Technologies, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. No Japão, o secretário executivo da Seduc esteve na sede da Google no país e se reuniu com especialistas da empresa para conhecer as últimas tendências em educação digital.
“Ficamos impressionados com a infinidade de ferramentas e equipamentos de tecnologia de ponta voltados para a educação e que podemos implementar no Tocantins. Foram encontros bastante produtivos e vamos levar muita coisa boa para o Tocantins, para assim melhorar cada vez mais a qualidade da educação do Tocantins e ofertar uma educação que transforma”, relatou Edinho Fernandes.
Recentemente, o Governo do Tocantins adquiriu mais de 90 mil licenças da plataforma Google for Education, investindo em tecnologia para garantir um ensino de qualidade na rede estadual de ensino. “Temos motivos para nos orgulhar do Governo do Tocantins, que tem investido muito em tecnologia, fazendo do estado a unidade da federação, proporcionalmente, que mais investe em tecnologia para a educação. Com essa rica experiência na China e no Japão, queremos estreitar os laços com essas gigantes da tecnologia e continuar as tratativas para que possamos levar o melhor do mundo digital para os estudantes e profissionais da educação tocantinense”, enfatizou o secretário executivo da Seduc.
PROFE Digital
Os investimentos em tecnologia integram o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), ação macro do Governo do Estado para a área educacional. Com o PROFE Digital, a gestão estadual busca promover a transformação na rede estadual com aquisição de equipamentos para escolas, estudantes, professores, promovendo a utilização de ferramentas tecnológicas e formação dos profissionais em busca da elevação dos indicadores educacionais da rede estadual de educação.
Foram adquiridos 14 mil notebooks para professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e diretores das 502 escolas estaduais, com investimentos de R$ 49 milhões. Também foram entregues, em 2023, cerca de 15 mil Chromebooks aos estudantes das escolas de ensino médio integral e outros 14 mil devem ser distribuídos neste ano.
Os setores administrativos da Seduc, das Superintendências Regionais de Educação e das unidades de ensino receberam mais de R$ 23, 8 milhões em equipamentos para a modernização de toda a rede de Educação estadual. A meta do Governo do Estado é universalizar o acesso às tecnologias na rede estadual de educação, e ultrapassar, até 2027, o número de 50 mil máquinas entregues, a estudantes, professores e escolas.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins