Construindo a política de Educação Integral em tempo integral no Brasil é o tema do Segundo Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013, no auditório do Conselho Nacional de Educação, em Brasília. O secretário de Educação do Tocantins, Danilo Melo Souza, participou na tarde de hoje (29), da ultima mesa do seminário.
Durante exposição na mesa sobre possibilidades de diretrizes curriculares específicas para a Educação Integral no contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais e políticas contemporâneas da educação básica, o secretário falou de experiências obtidas por meio da Educação Integral em seu estado.
Ao definir educação como o "antigo ofício de produção das humanidades", Danilo diz que a escola deve cumprir primeiramente o seu papel de formador de cidadãos. Disse ainda que seja preciso "Motivar e incentivar o aluno para construir a sua autonomia".
O secretário recebeu ainda uma homenagem da diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (DICEI/SEB/MEC), Jaqueline Moll, pelo trabalho de ampliação da Educação Integral no estado do Tocantins. O estado passou de 3 mil matrículas em 2010 para mais de 103 mil em setembro de 2013.