Paraíba
26.08.2024OSecretário de Estado da Educação, Wilson Filho, se reuniu na manhã desta segunda-feira (26) com membros da Associação Bem Comum para reafirmar a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) com a associação em diversas atividades e programas. A Associação Bem Comum faz parte de uma aliança constituída por três instituições não-governamentais, que conta ainda com a participação da Fundação Lemann e do Instituto Natura. A aliança tem por objetivo contribuir com a alfabetização de todas as crianças na idade certa por meio de parcerias e apoio a secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o país.
Durante o encontro, Veveu Arruda, diretor-presidente da Associação Bem Comum, fez um balanço das ações desenvolvidas pela associação nos últimos meses e apresentou ao Secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, as atividades em que a associação assessora a SEE-PB, bem como os índices e resultados alcançados pela pasta por meio destas ações.
Na Paraíba desde 2023, a Associação Bem Comum estabelece um compromisso político, técnico e pedagógico com os órgãos de Educação para promover a alfabetização de todas as crianças até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental. A parceria utiliza diversas ferramentas como a colaboração entre Estado e Municípios, material didático estruturado, formação para gestores e professores, governança participativa, cooperação e incentivos.
Veveu Arruda explicou como funciona a parceria com a SEE-PB. “O Brasil vive uma tragédia silenciosa que é o analfabetismo. Aqui na Paraíba o Governador João Azevêdo iniciou o processo de ruptura desta tragédia por meio de uma política de Estado. Esta parceria com a associação faz com que todas as crianças sejam visibilizadas. Trabalhamos em duas dimensões: a excelência na aprendizagem para que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa; e que isso aconteça com equidade, garantindo este direito a todas as crianças. A associação não traz uma fórmula pronta, mas auxilia as secretarias a montar seus próprios programas com base na realidade de cada Estado ou cada município. A Paraíba já saiu na frente com o Alfabetiza Mais Paraíba, e, a nível nacional, este modelo está sendo implementado pelo Governo Federal em todo o país”, disse.
Investimentos - Por meio da parceria com a Associação Bem Comum, a SEE-PB c já desenvolveu diversas atividades e programas voltadas à alfabetização na idade certa. Par 2024, existe uma previsão de investimentos de quase R$ 50 milhões, oriundos tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado da Paraíba.
Alfabetiza Mais Paraíba - A Associação Bem Comum auxiliou a SEE-PB no desenvolvimento e implementação do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que tem por objetivo principal alfabetizar todas as crianças da Paraíba na idade certa, por meio de um Regime de Colaboração com os Municípios. O Alfabetiza Mais Paraíba conta com investimentos de R$ 23 milhões, que são destinados à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades e avaliações de monitoramento.