Secretário de Estado da Educação da Paraíba participa da primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Nacional dos Secretários de Educação

Paraíba

18.04.2022

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, participou, nesta segunda-feira (18), da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que aconteceu em Brasília-DF. Os debates giraram em torno da retomada das aulas presenciais nas escolas de todo o Brasil, além de discussões sobre a implementação de novas tecnologias no auxílio ao letramento digital.

O Presidente do Consed e Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, comentou sobre os desafios para a Educação no ano de 2022 e destacou a integração dos secretários para o desenvolvimento de boas práticas que se estendam por todo o país.

“Este ano está sendo cheio de desafios. Temos um fim de pandemia, uma preocupação com o aprendizado com as questões socioemocionais dos nossos alunos. Hoje nós discutimos a respeito de questões estratégicas para o restante de 2022. O Consed atuou como um articulador que passou a compartilhar ideias dos secretários e isso foi muito importante e frequente. Acredito que em 2022 uma série de questões serão compartilhadas para aplicar recursos de conectividade, por exemplo”, explicou o presidente do Consed.

O Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Claudio Furtado, compõe a Frente de Tecnologia do Consed e também falou sobre suas impressões da reunião ordinária. "Foram  debatidos temas transversais, que englobam todas as vertentes da Educação, como a conectividade nas escolas, por exemplo, como forma de potencialização do aprendizado. As boas práticas e experiência da nossa Rede Estadual de Ensino também foram objeto de discussão entre os secretários”, comentou o secretário.

Mudanças - Com a chegada do fim da legislatura dos Governos Estaduais, alguns Secretários de Estado da Educação precisaram se afastar para concorrer a cargos eletivos, por esse motivo, novos representantes das secretarias participaram da reunião ordinária do Consed pela primeira vez, conforme explicou Nilce Costa, Diretora Institucional do Conselho.

“Esta nossa primeira reunião presencial é extremamente importante para o engajamento dos novos secretários. Ao todo foram sete titulares que deixaram a pasta e com isso novos representantes estão chegando para somar e engajar. Um conselho forte se faz com membros participativos e atuantes”, explicou Nilce.

Programação - O evento promovido pelo Consed teve início na manhã desta segunda-feira (18), com debates que envolveram a presença dos Secretários de Estado da Educação e da deputada federal Dorinha Rezende (União Brasil-TO), presidente da Comissão Parlamentar da Educação na Câmara Federal. No período da tarde aconteceu a reunião ordinária do Consed, e à noite, a cerimônia de premiação do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Prêmio de Jornalismo Paulo Freire - O Prêmio Paulo Freire de Jornalismo 2021/2022 é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, com o apoio da Unesco no Brasil. O objetivo é premiar trabalhos jornalísticos com o tema “Educação Pública na Pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

Consed - Fundado em em 1986, o Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. A finalidade do Consed é promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais, além de promover o regime de colaboração entre as unidades federativas para o desenvolvimento da escola pública.

Nos últimos anos, juntos, estados e Distrito Federal contribuíram para o avanço do programa de fomento às escolas de tempo integral; começaram a construir as respostas para a implementação do Novo Ensino Médio e contribuíram para a construção da Base Nacional Comum Curricular.

 

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/secretario-de-estado-da-educacao-da-paraiba-participa-da-primeira-reuniao-ordinaria-de-2022-do-conselho-nacional-dos-secretarios-de-educacao