Minas Gerais
27.04.2023O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhado do subsecretário de Administração, Silas Fagundes, participou do I Congresso Mineiro de Consórcios Intermunicipais integrando o painel "Os Consórcios em parceria com o Governo de Minas Gerais", nesta sexta-feira (28/4). O objetivo do evento é fortalecer a articulação e a gestão pública para a construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento dos municípios.
"Esse é um evento de extrema importância porque é um momento de troca de experiências, um momento em que prefeitos e consórcios estão aqui para dialogar e construir soluções, em conjunto, para os desafios que temos na gestão de Minas Gerais.", ressaltou Igor. O secretário citou o benefício que as ações conjuntas trouxeram para o transporte escolar do Estado, que era um desafio para a pasta da Educação. Segundo ele, como resultado da parceria, houve uma melhor alocação dos recursos e um aumento do investimento para esse fim, de R$400 milhões para R$800 milhões, o que solucionou parte das dificuldades nessa área.
Realizado pela Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (AMICI’s) — em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), com o Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais (Cosecs), Ministério Público, e Governo do Estado de Minas Gerais —, o congresso contou também com a participação do secretário de Estado de Governo (Segov), Igor Eto, e de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), além de prefeitos, secretários e técnicos municipais, presidentes e secretários executivos de consórcios e assessores jurídicos.
Participaram do mesmo painel que o secretário de Educação, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Lucas Pitta Maciel e a coordenadora do Programa Minas Livre para Crescer, Juliana Rios, ambos representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede); o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo, Gilson de Assis Sales, em nome da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA); e a diretora de Apoio a Gestão Municipal (DAGEM), Vanessa Coelho Naves, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
Foto: Pedro Otávio / AMM