Secretário de Educação participa de cerimônia de posse da presidência do Conselho de Educação do Estado

Pernambuco

07.05.2018

Na manhã desta segunda-feira (7) o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, participou da cerimônia de posse da presidência do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Na ocasião, políticos, representantes de entidades públicas e privadas, conselheiros e servidores, participaram da solenidade que aconteceu no plenário da entidade, no Recife. A nova formação do conselho irá conduzir a instituição pelos próximos dois anos.

Ricardo Chaves Lima foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho e Horácio Francisco dos Reis Filho, como vice-presidente. No exercício do mandato, os conselheiros terão como atribuição credenciar instituições privadas de ensino técnico profissional e públicas de ensino superior, bem como normatizar, fiscalizar e autorizar o funcionamento de instituições credenciadas, ao tempo em que tem por finalidade regimental estabelecer, acompanhar e avaliar as políticas educacionais no âmbito do estado.

“Essa posse marca uma fase do conselho que tem uma estabilidade, porque nós estamos mais unidos e isso é muito importante para a entidade. Temos muitas lutas pela frente que são cruciais como, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Pernambuco. Uma das tônicas do nosso mandato anterior foi o estreitamento da relação com as autarquias municipais e com as escolas técnicas, que são essas instituições que prestam o serviço educacional ao povo do estado. E, neste novo mandato, vamos aumentar nosso engajamento dando mais apoio a essas entidades que lutam pela melhoria da educação em Pernambuco”, declara Ricardo.

O Conselho, portanto, deve servir de fórum para o debate dos problemas da educação, contribuindo, dessa forma, para a transformação da realidade educacional nos níveis local, regional e nacional. “Isso é um símbolo neste momento em que vive o Conselho de Educação que tem uma história muito importante no estado de Pernambuco”, afirma Amancio. “A gente tem que sempre colocar a educação acima de todas as discussões, pois a educação tem que ser tratada com prioridade, e o Conselho tem desenvolvido um papel muito importante nesse sentido”, complementa.

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) foi criado em 29 de novembro de 1963 como órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco.