Secretário de Educação do Pará participa do seminário de resultados do 'Alfabetiza Brasil'

Pará

31.05.2023

Em Brasília (DF), representando o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, participou nesta quarta-feira (31), do Seminário de apresentação dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil.

O evento no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tratou da divulgação do trabalho feito com professores das redes municipais de educação do País, entre eles, Belém. O objetivo é a definição do que se pode considerar como conhecimentos e habilidades de uma criança alfabetizada.

Os dados foram repassados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palácios. O titular da Seduc,  Rossieli Soares, enfatizou que é necessário: "fazer essa construção em regime de colaboração e quero dizer que o Consed estará fazendo parte do grupo de trabalho, junto ao Inep, para fazer parte desse compromisso para termos um padrão de desempenho que possa ser um olhar de futuro para alfabetização, olhando para as boas práticas brasileiras, tendo muitas professoras e professores alfabetizadores como referência. O Consed se coloca à disposição no processo, nosso desafio é gigantesco'', disse o secretário. 

Durante o discurso, Rossieli Soares destacou a importância da parceria entre estado, municípios e o governo federal para mudar a realidade da alfabetização em todo o Brasil, e mencionou os números do Pará . 

''Nós fizemos agora uma avaliação de fluência leitora no Pará e tivemos 79% das crianças do Pará em nível pré-alfabético , sendo que 30% delas está no nível mais elementar de todos. Esses são os dados do Pará, tanto da rede estadual quanto da municipal , então sabemos o tamanho do nosso desafio, e com o Ministério da Educação se colocando de forma central no processo, junto aos estados e municípios, vamos ter uma política forte de alfabetização. Nenhuma criança pode ficar para trás, parabéns ao Inep por fazer parte desse momento, dessa história da alfabetização no Brasil'', destacou ele.

Pesquisa - Durante os meses de abril e maio, o Inep e o MEC consultaram professores alfabetizadores e especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

A partir dos resultados encontrados na pesquisa, esse perfil de aprendizagem foi interpretado por meio da escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com esse procedimento, foi possível estabelecer que o conjunto de habilidades desse perfil de aprendizagem corresponde a 743 pontos na escala Saeb.

''Qualquer construção de uma política básica tem que ser feito por meio de um regime de colaboração, de diálogo, até porque nós vivemos em uma federação, onde há autonomia dos estados e municípios e o papel do Mec é coordenar essa política, e a parceria dos estados e municípios é fundamental para o sucesso de qualquer política pública educacional nesse País'', disse o ministro Camilo Santana, que destacou ainda a retomada de 3.600 obras paradas no Brasil e a implantação de escolas de tempo integral. 

Segundo os dados da pesquisa divulgados hoje, as crianças que alcançam o patamar de 743 pontos  são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Além disso, são capazes de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete. 

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc