Secretário de Educação do Pará participa de reunião sobre novas diretrizes do ensino médio

Pará

23.05.2023

Cumprindo agenda em Brasília (DF), o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, representando o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), participou de uma nova reunião sobre o Ensino Médio na manhã desta terça-feira (23), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. O Ministério da Educação (MEC) segue realizando uma série de reuniões com entidades educacionais a fim de tratar das novas diretrizes da etapa de ensino, com objetivo de receber proposições para a consulta pública para  avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. 

"Ao lado do governador e representando o Consed, temos participado de inúmeros debates e reuniões para tratar sobre a reforma do ensino médio e para garantir melhores condições para nossas escolas do Pará. Precisamos melhor adequar o novo ensino médio brasileiro, mas não podemos permitir que a discussão sobre retornar a como era no passado ganhe espaço. Precisamos avançar com um ensino de qualidade que atenda às necessidades dos nossos jovens, um em que possamos combater o abandono e a evasão escolar, esse é o caminho'',  ressaltou Rossieli Soares. 

Também participaram do encontro, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, os presidentes do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Palácios, e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Ricardo Tonassi, além dos secretários da SASE/MEC, Maurício Holanda, e da SEB/MEC, Kátia Schweickardt. Na ocasião, os secretários estaduais foram convidados a participar da audiência pública que será realizada no próximo dia 6 de junho, no auditório do CNE, em Brasília.

Reuniões - No último dia 16 de maio, o secretário Rossieli Soares também foi recebido em reunião com o ministro e sua equipe de trabalho, representando o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).  

A consulta sobre o Ensino Médio está sendo desenvolvida por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do Novo Ensino Médio nos 26 estados e no Distrito Federal.

As sugestões e propostas apresentadas servirão para a tomada de decisão do MEC, acerca dos atos normativos que regulamentam o novo ensino médio. A consulta deve ocorrer até o dia 6 de junho, mas pode ser prorrogada, se necessário.

 

Texto: Bruno Magno / Nucom Seduc