Mato Grosso
15.04.2025Rui Matos | Seduc
O Secretário de Estado de Educação da Paraíba, Wilson Filho, em reunião na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), nesta terça-feira (15.4), conheceu os detalhes e resultados do Programa EducAção 10 Ano. O gestor foi recebido pelo secretário de Educação, Alan Porto.
Alan Porto apresentou os eixos que orientam o plano: Impacto Educacional, Equidade e Diversidade, Tecnologia e Educação, Valorização Profissional, Gestão para Resultados e Infraestrutura.
Entre as ações já implementadas no âmbito do programa, foram destaques as melhorias na infraestrutura das escolas, a introdução de robótica educacional, a instalação de Smart TVs, distribuição de Chromebooks, Sistema Estruturado de Ensino Formação de Professores.
“Além disso, apresentamos a ele nossos avanços como a atualização da política de remuneração e a revisão das leis das carreiras da Educação, pelas quais valorizamos nossos educadores e demais profissionais da educação”, contou o titular da Seduc.
Alan destacou que o Programa EducAção 10 Anos, criado em 2022 pelo Governo do Estado, foi o principal eixo para melhorar a qualidade do ensino e os índices educacionais. “O que resultou em um avanço significativo no desempenho da rede estadual, que subiu da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do Ensino Médio”, completou.
Wilson Filho elogiou as iniciativas de Mato Grosso e destacou a importância da troca de experiências entre os estados para o aprimoramento da educação no Brasil. Para ele, o encontro representou um passo importante para fortalecer as parcerias e promover a troca de boas práticas educacionais.
“Viemos a Mato Grosso em busca de bons exemplos e o secretário é um dos melhores gestores de educação que temos no país atualmente. Certamente, os avanços da sua rede estadual de ensino serão espelhados para que, na Paraíba, possamos vencer os nossos desafios da educação pública”, finalizou Wilson.
O secretario paraibano também conheceu as instalações do Colégio Estadual Integrado CEI-01 Victorino Monteiro da Silva, no bairro Ilza Picoli, em Cuiabá. Outras 4 estruturas semelhantes estão em funcionamento nos bairros Dr. Fábio e Pedra 90, em Cuiabá, além de uma unidade no bairro São Matheus, em Várzea Grande. Até 2026, a Seduc pretende inaugurar mais 30 CEIs em outros municípios de Mato Grosso.