Secretaria da Educação do ES
18.03.2021O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou, nesta quarta-feira (17), da primeira live do novo Ciclo de Webinários do Instituto Unibanco “Educação para Juventudes”. O evento teve como tema "Políticas Educacionais em Meio à Pandemia".
O secretário fez uma reflexão de sua caminhada como secretário de Estado da Educação, como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em 2020, e agora em 2021, como presidente do Conselho. “Nas funções nas quais atuei e atuo, posso ter uma dimensão nacional do que estamos vivendo com a pandemia do novo Coronavírus, na área da educação”, disse.
Vitor de Angelo destacou a rápida resposta dada à sociedade, com o programa EscoLAR, implantado no Espírito Santo, em 2020. “Neste ano, continuamos com o EscoLAR, mas também com outras ações que vão nos orientar enquanto Secretaria, que é a Avaliação Diagnóstica dos nossos alunos, o Programa Busca Ativa Escolar e as intervenções pedagógicas que faremos”, comentou.
EscoLAR
O EscoLAR é o programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) instituído pela Secretaria da Educação (Sedu). O programa, regulamentado pela Portaria Nº 048-R, de 02 de abril de 2020, contempla um conjunto de recursos capaz de apoiar as escolas e os professores a darem continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, por meio da complementação das aprendizagens já adquiridas e do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos estudantes, favorecendo também o reforço escolar.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. É composta por uma metodologia social e uma plataforma tecnológica que apoiam municípios e estados na identificação, na (re) matrícula e no encaminhamento de meninas e meninos aos demais serviços públicos. A Busca Ativa Escolar faz parte da iniciativa Fora da Escola Não Pode! para ajudar os municípios e os estados a combaterem a exclusão escolar.
Avaliação Diagnóstica
A avaliação é um ato pedagógico, pelo qual, mediante seus resultados, os estudantes tomam consciência de sua progressão na aprendizagem e de suas necessidades. Ao mesmo tempo, os professores a utilizam como subsídio para tomar decisões, avaliar sua própria prática, e buscar outras formas de planejamento, conteúdos, estratégias e maneiras de abordar os contextos, visando a oferecer novas possibilidades de aprendizagem.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon