Secretário da Educação participa de reunião do Consed que debate políticas educacionais da Região Amazônica

Tocantins

26.05.2023

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participa de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne secretários estaduais de Educação de todo o país, durante os dias 25 e 26 de maio, em Manaus (AM). Na pauta, o foco do debate tem como foco as peculiaridades da Educação na região Amazônica e políticas públicas nacionais da Educação.

Na primeira agenda de hoje, 25, em Manaus, os participantes realizaram visita técnica ao Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam), onde puderam ver na prática os estúdios, equipamentos e como é realizado o trabalho de vídeo aulas, uma iniciativa que se tornou referência. O Centro de Mídias realiza transmissão de aulas on-line para estudantes em comunidades ribeirinhas, rurais e em áreas remotas do Estado do Amazonas.

Após a cerimônia de abertura oficial da Reunião Extraordinária do Consed, ocorrida no Salão Solimões, ainda nesta manhã, os secretários e demais participantes iniciaram os debates com os representantes do Ministério da Educação sobre as políticas nacionais de Avaliação, Novo Ensino Médio, Sistema Nacional de Educação, Piso do Magistério e FUNDEB.

Para o secretário Fábio Vaz, conhecer a realidade da Educação do Amazonas e debater políticas públicas com as especificidades que a Região Amazônica requer, é muito importante. “A construção da Educação é coletiva, debater as políticas públicas da nossa região em consonância com as demais é primordial para construirmos ações que melhor representam os anseios e os avanços de uma prática transformadora”, enfatizou o secretário. 

Participação
Além dos representantes dos estados e do Distrito Federal, o encontro também conta com a presença de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). 

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Niceia Menegon/Governo do Tocantins