Secretário da Educação participa da inauguração do Prédio da Reitoria da UFT e destaca a conquista para a melhoria do ensino público

Tocantins

06.06.2022

O secretário de estado da Educação, Fábio Vaz, participou nesta segunda-feira, 6, da inauguração do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), solenidade que contou com a participação do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga. A ação faz parte das comemorações dos 19 anos de implantação da UFT. Com uma área de 7.245,44 m² construída, o prédio conta com quatro pavimentos. Para a construção foram investidos mais de R$ 13 milhões.

O Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou o compromisso da instituição em garantir formação focada no desenvolvimento da sociedade. “Sou filho de professor universitário, por isso conheço bem a importância da valorização do ensino público superior. Investimentos como esses fortalecem a educação e elevam o nível de conhecimento da população. Esse apoio administrativo aos servidores renova a esperança da comunidade acadêmica”, pontuou. 

O titular da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância das parcerias do Governo do Estado com a UFT para a formação integral. “O Governo é um grande parceiro da Universidade na implantação de políticas públicas que aproximam a academia das necessidades do Estado. A educação é prioridade da gestão com valorização dos professores e investimentos nas aprendizagens dos estudantes e servidores, com programas de mestrados e doutorados pela UFT. Isso mostra a preocupação com o desenvolvimento social e formação cidadã dos tocantinenses”, destacou. 

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, fez uma breve explanação sobre o processo de federalização da UFT, implantada em 2003, e frisou que a entrega é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. “Foram nove anos de história e de espera. Ao longo da trajetória, a UFT renovou seu compromisso em formar profissionais e produzir conhecimento com inovação. Essas novas instalações vão oferecer não só conforto e bem-estar aos 300 servidores do prédio, mas também melhoria no desempenho das atividades acadêmicas no Estado. A UFT atende praticamente todos os municípios através de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirmou.

UFT

A UFT foi instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, mas sua implantação efetiva ocorreu em 15 de maio de 2003 com a posse dos primeiros servidores, incorporando a estrutura física e acadêmica da Fundação Universidade do Tocantins (Untins).  

Atualmente, a Universidade conta com campi nas cidades de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, ofertando mais de 40 cursos de graduações, além de especializações, mestrados e doutorados.  São aproximadamente 20 mil estudantes e mais de mil servidores. 

Alcione Luz/Governo do Tocantins