Tocantins
04.07.2025O secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, está representando o Governo do Tocantins na 2ª edição do Professores em Pauta, promovido pelo Instituto Península, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). O evento teve início na quinta-feira, 3, e segue até esta sexta-feira, 4, em São Paulo.
O encontro, que reúne secretários estaduais da Educação de todo o país, tem o objetivo de debater políticas docentes. Durante os dois dias, os secretários participam de diversas mesas para discutir assuntos pertinentes para os professores, como as oportunidades de melhoria no quadro docente; os avanços e desafios das carreiras de professores no Brasil; boas práticas de formação de professora; além de debater sobre a qualidade dos concursos públicos de professores e a Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como “Enem dos professores”.
Entre os convidados da mesa está Haroldo Rocha, líder do Movimento Profissão Docente, que orientou a Seduc na elaboração do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação. O novo PCCR da Educação foi aprovado nesta quarta-feira, 2, pelo Governo do Tocantins, e a proposta será enviada para votação na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em setembro deste ano.
Para o secretário Fábio Vaz, a discussão chega em um momento estratégico para o Tocantins. “Tudo que está sendo discutido aqui vem em um momento muito importante para o Tocantins, porque estamos discutindo o novo plano de carreira, e o Movimento Profissão Docente foi um dos grandes responsáveis para nos orientar, trazer informações, contextos nacionais e nos auxiliar na construção do plano, e o nosso intuito é termos a quinta maior carreira do Brasil com o novo PCCR”, afirmou.
Ao final do encontro os secretários vão participar de uma programação cultural, a convite da Secretaria de Educação de São Paulo, que conta com uma visita guiada ao Museu do Ipiranga e Concerto na Sala São Paulo.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins