Notícias da Educação
11.06.2024A secretária de Educação de Rondônia, Ana Lucia Pacini, e a secretária adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Faria, representaram o Consed na Imersão entre Brasil e Suíça, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho, no Departamento de Economia da Universidade de Zurique, na Suiça. A iniciativa foi patrocinada pela Fundação Lemann e teve como tema: “Perspectivas de futuro para as adolescências”.
Entre as agendas importantes da imersão, elas participaram de um discussão de evidências sobre perfis, trajetórias, desafios e expectativas dos adolescentes no Brasil.
Em seu retorno, a secretária Ana Pacini disse que foi um privilégio ouvir e aprender com especialistas, que trouxeram valiosas percepções sobre os desafios e as oportunidades que moldam o futuro dos adolescentes. “Também conhecemos algumas instituições de ensino suíças, o que nos permitiu entender melhor suas estruturas, desafios e características únicas. Este conhecimento será inestimável para refletirmos sobre nossas práticas e buscarmos inovações para o sistema educacional brasileiro”, continuou.
Sobre o tema da imersão, a secretária Geniana Faria lembrou que os desafios enfrentados pelos adolescentes brasileiros são muitos e diversos. “A taxa de abandono escolar é alarmante, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio”, destacou.
Segundo ela, a desigualdade econômica e social também é um grande obstáculo. “Muitos adolescentes enfrentam condições adversas que afetam seu desempenho escolar, como a falta de recursos básicos, violência doméstica e comunitária, e acesso limitado a serviços de saúde e apoio psicológico”, concluiu.