Secretária Roberta Barreto entrega livros paradidáticos a alunos de escola da rede estadual do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

11.03.2024

Na última segunda-feira (11/03), a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, entregou livros paradidáticos aos alunos do Colégio Estadual Cívico-militar Coronel PM Marcus Jardim, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. As obras estão sendo distribuídas nas escolas da rede estadual e foram escolhidas por membros do grêmio estudantil, após a realização de pesquisas em 2021 e 2022.  A entrega busca incentivar a leitura no ambiente escolar.

– A leitura é fundamental para a construção social. Estamos muito felizes de fazer esta entrega aqui nesta escola, que se preocupa com temas atuais.  Os livros têm títulos como história, ficção, mistério, feminismo, entre outros. Com certeza, vão ajudar bastante na formação de nossos alunos – destacou a secretária, que aproveitou a ocasião para anunciar que dará início aos procedimentos necessários para realizar a climatização do colégio e o projeto de ampliação do refeitório.

Durante a visita, a secretária percorreu as áreas da escola e ouviu dos servidores as principais demandas. Além disso, ela explicou sobre a importância dos estudos e do programa ‘Pé-de-Meia’, do governo federal, ação que tem o objetivo de auxiliar financeiramente os estudantes durante o Ensino Médio. 

Mariana Martins, de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio, contou que a entrega dos livros na unidade escolar é essencial para o desempenho dos estudantes.
– Acredito que a leitura é de enorme importância para a nossa aprendizagem e, claro, para a ampliação da escrita – disse a estudante.

Roberta Barreto parabenizou ainda o Colégio Estadual Cívico-militar Coronel PM Marcus Jardim pelas ações da Campanha ‘Dengue? Aqui não!’, criada pela comunidade escolar, e disse esperar que outras escolas se mobilizem em prol da causa.

O colégio ficou conhecido, recentemente, após aparecer em uma reportagem do ‘RJ1’, da TV Globo. Tudo porque os estudantes recriaram o mesmo telejornal, um dos principais da emissora carioca, em uma iniciativa desenvolvida para informar e conscientizar a comunidade escolar sobre o combate à dengue.

Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ