Secretária Raquel Teixeira destaca experiências da Educação do Rio Grande do Sul durante compromissos em Boston

Rio Grande do Sul

13.04.2022

A secretária da educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, participou, entre os dias 7 e 10 de abril, de uma série de compromissos na cidade de Boston, nos Estados Unidos. A delegação gaúcha, que contou também com a presença da secretária-adjunta da educação, Stefanie Eskereski, teve como ponto de partida o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), referência mundial em inovação e educação, com a apresentação de experiências das Escolas Criativas gaúchas, além do compartilhamento das ações realizadas pela Seduc durante o período de pandemia na Brazil Conference.

Ao longo das atividades no MIT, promovidas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, da qual a Seduc faz parte, foram realizadas visitas ao espaço Media Lab - focado na promoção de pesquisas interdisciplinares, atividades mão na massa, rodas de discussão sobre políticas públicas para adoção da aprendizagem criativa e a apresentação de materiais aos pesquisadores brasileiros na região de Boston sobre as atividades conduzidas na rede estadual.

Entre as 10 redes públicas brasileiras selecionadas para o MIT, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul foi a única representante estadual do país. Ainda, em 2021, a Seduc contava com 10 escolas participantes no Programa Escolas Criativas Gaúchas. Em 2022, este número aumentou para 40 e as novas instituições de ensino já passam por ciclos de formações.  

No dia 9 de abril, Raquel Teixeira participou do evento “Brazil Conference 2022”. Realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, a conferência visa promover o encontro entre líderes e representantes da diversidade do Brasil. Foram debatidos, entre os outros assuntos, educação, empreendedorismo, economia, cultura, inovação e sociedade.

A secretária também foi a mediadora do painel “Instigando uma Educação mais justa no cenários pós-pandêmico”, que contou com a pesquisadora de educação, Mariane Koslinski; com o CEO da Trybe, Matheus Goyas; com a escritora e coordenadora da Coleção Feminismos Plurais, Djamila Ribeiro; e com o advogado criminal da favela Jacarezinho, Joel Luiz Costa.

Em sua fala Raquel destacou as principais ações realizadas na educação pelo governo gaúcho no enfrentamento à pandemia, como o programa de recuperação e aceleração da aprendizagem, o Aprender Mais, a bolsa de incentivo à permanência dos estudantes na escola, Todo Jovem na Escola, entre outras iniciativas. Ainda, o programa Educação Antirracista, realizado pela Seduc, foi apresentado com o detalhamento de sua implementação na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul.