Secretária Raquel Teixeira prestigia projetos de Arte dos alunos apenados da Escola Irmão Miguel Dario

Rio Grande do Sul

12.12.2022

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, acompanhou, na tarde desta segunda-feira, 12 de dezembro, na Praça de Eventos da Seduc, a exposição “A Vida é Arte: Faça a Sua”. Com trabalhos artesanais de 33 alunos do regime semiaberto da Escola Estadual Irmão Miguel Dario, de Porto Alegre, o projeto interdisciplinar trouxe elementos de madeira, árvores, folhas, além de oficinas voltadas para a arteterapia, hortoterapia, educação para o campo, bolachas caseiras, pães, chimias, ervas medicinais, educação financeira e produções artísticas variadas, como escultura, pintura e música.

“Esta exposição é um presente para a Educação, pois trata-se de pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão fragilizadas pelas circunstâncias da vida. Elas teriam todo motivo para estarem desanimadas e por meio da arte elas recuperaram a confiança. Fazendo jus ao nome da exposição, é exatamente isso que esses homens e mulheres estão fazendo: reconstruindo a sua vida através da arte, do seu talento, da sua sensibilidade, que vai servir com uma inserção na sociedade após este período de reclusão”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Conforme o diretor da instituição de ensino, Nathanael Guimarães Fauth, o projeto de Arte nasceu da necessidade de dar voz às pessoas que não sabiam escrever.

“Nosso objetivo é mostrar para o mundo que existem pessoas sensíveis no sistema prisional, que estão realmente interessadas em cumprir as suas penas e retornar à sociedade e para a sua família totalmente regenerados, com uma outra visão de mundo, porque todos nós merecemos uma segunda oportunidade” explica.

Presenças

Além dos alunos que apresentaram seus projetos, estiveram presentes o diretor do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, Gilberto Júnior Rodrigues de Souza; e a delegada Penitenciária da 10ª Região, Patrícia Picolotto.