Secretária Raquel Teixeira participa de debate nacional sobre a nova BNCC e o Novo Ensino Médio

Rio Grande do Sul

15.12.2021

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na segunda-feira, 13 de dezembro, do seminário alusivo aos três anos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica. O evento, promovido pelo Movimento pela Base, contou com a presença de professores, secretarias e especialistas de todo o país para debater os avanços e desafios da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.

Com o tema “Novo Ensino Médio: necessidades e desafios”, o painel apresentado pela secretária Raquel Teixeira contou ainda com a presença da diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole; e do diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Leopoldina, Minas Gerais, João Paulo Araújo. A mediação ficou por conta do diretor da Instituto Iungo, Paulo Andrade.

“O maior desafio é transformar este modelo antigo de escola, que separa o conhecimento das competências socioemocionais, e trazer a teoria para a vivência prática. Esta é uma mudança profunda e a escola toda tem que perceber isso. Não é apenas uma pessoa ou outra. O gestor escolar, com a sua liderança, tem um papel fundamental na implantação do novo modelo de Ensino Médio e na conscientização da comunidade escolar sobre esse novo momento da Educação”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

 A diretora do Instituto Reúna, Kátia Smole, ressalta que a nova BNCC e o Novo Ensino Médio dão um direcionamento de vida aos jovens e estimulam o protagonismo juvenil.

“Eu acredito que o papel do professor é muito importante para ajudar as pessoas a compreenderem o que elas querem para o seu futuro. Para que elas percebam o que querem para o seu projeto de vida. Temos que dar a mão para as novas gerações e auxiliar para que possam concretizar os seus sonhos. A nova BNCC representa bem esta mudança e eleva a sociedade a outro patamar”, explica.

Para o diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Leopoldina, Minas Gerais, João Paulo Araújo, as mudanças da nova BNCC serviram como preparação para implementação do novo modelo de Ensino Médio.

“Não é somente uma mudança. É uma transformação de conceitos, valores e perspectivas. Aqui, na nossa escola, nós buscamos formar os alunos na sua integralidade e durante a pandemia nós fortalecemos os princípios da nova BNCC, de estímulo ao uso das novas tecnologias e desenvolvimento das competências socioemocionais. Estamos promovendo este diálogo com a comunidade escolar a respeito do Novo Ensino Médio”, afirma.