Secretária Raquel Teixeira debate alfabetização com representantes nacionais da Educação

Rio Grande do Sul

19.05.2022

A secretária estadual da Educação (Seduc) esteve presente, nesta quarta-feira, 18 de maio, no segundo dia do Seminário Conectados pela Alfabetização. A live, promovida pela Associação Bem Comum, no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), abordou os desafios e possibilidades para a construção da equidade de raça e gênero nas escolas. A transmissão ocorreu pelo hotsite do Seminário.

Também participaram da mesa a pedagoga, historiadora e mestre em Educação, Marcelha Quintiliano; e a secretária municipal da Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade, de Minas Gerais, Irlene Renata de Brito.

“A equidade de raça e gênero é um tema muito importante e precisa ser trabalhado em sala de aula. Na Rede Estadual do RS nós temos o Programa Educação Antirracista. O projeto aborda pautas transversais e envolve um conjunto de ações práticas que promovem a valorização da história e da cultura indígena e afrodescendente. O racismo no Brasil é estrutural e isso interfere diretamente no desenvolvimento do país e no nível educacional de crianças e jovens”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, de acordo com ela, a Educação é a base da desconstrução desta desigualdade.

“Antes mesmo da pandemia nós já tínhamos um cenário em que a questão racial era extremamente pertinente. Agora, isso se agravou profundamente. É preciso fortalecer as políticas públicas e desenvolver ações concretas de combate a esta desigualdade”, reitera.

Seminário Conectados pela Alfabetização

O Seminário Conectados pela Alfabetização tratou sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem e o processo de alteração e implementação do ICMS Educação. Foram realizadas também mesas com gestores de municípios integrantes da PARC para discutir temas como a equidade de raça e gênero.

Com o tema “A sustentabilidade de políticas públicas para garantir a alfabetização na idade certa”, o evento foi realizado no formato online, nos dias 17 e 18 de maio. A iniciativa é da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Instituto Natura, e os parceiros B3 Social e Fundação Vale.