Secretaria participa de intercâmbio para aperfeiçoamento do Censo Escolar em Pernambuco

Minas Gerais

27.03.2023

Colaboração e troca de experiências marcaram o Intercâmbio de Boas Práticas do Censo Escolar entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE/PE), realizado nos dias 21 e 22 de março, em Recife. O encontro foi uma iniciativa da pasta mineira, que teve como objetivo possibilitar a implementação de melhorias no processo de coleta de dados do Censo Escolar da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na rede estadual pública de ensino. 

A equipe da Superintendência de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG foram recebidas pela equipe de Coordenação Estadual do Censo Escolar de Pernambuco. Para a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Aparecida Emerick, a proposta de intercâmbio entre os estados foi extremamente bem recebida pela equipe de Pernambuco. 

“Durante o encontro, pudemos vivenciar experiências implementadas em Pernambuco que agregam valor ao processo de coleta dos dados para o Censo Escolar da Educação Básica. Foi nos apresentado o movimento que acontece no estado e como o Censo é tratado e diluído durante o ano todo, especialmente nas visitas feitas nas escolas, tanto no período de coleta quanto no período de retificação visando a qualidade do dado coletado”, detalhou a Superintendente. 

Censo Escolar da Educação 

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar da Educação Básica é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. 

Realizado anualmente, o Censo é construído em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A ferramenta é considerada fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país e acompanhar a efetividade das políticas públicas.