Secretaria Estadual de Educação promove formação continuada em Educação Física Escolar

Educação

26.04.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está promovendo formação continuada em Educação Física Escolar por intermédio da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Gefacce) – da Diretoria Geral de Educação, em parceria com as coordenadorias Regionais de Educação (CRE´s).

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu determinou que a Portaria N. 998/2017-GAB/Seduc venha ser objeto de discussões para o desenvolvimento no cotidiano escolar: perspectivas, possibilidades e inovações e instrumentais de avaliação da educação física no ambiente escolar).

O gerente da Gefacce, professor Ítalo Aguiar, afirmou nesta quarta-feira (24) que já foram atendidas as CRE´s  de Guajará Mirim, Jaru, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Buritis, sendo que 19 municípios foram contemplados com a formação: Ariquemes, Buritis, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Teixeirópolis, Pimenta Bueno, São Felipe do Oeste, Pareceis, Primavera de Rondônia, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

Ao todo, 109 professores de Educação Física foram beneficiados.

A Portaria, segundo Ítalo Aguiar, regulamenta o componente curricular de Educação Física escolar no âmbito da Seduc e Apresentação e Operacionalização do Controle Digital da Saúde do Estudante (Codise), conceitos, objetivos e metodologias das avaliações físicas (composição corporal, dobra cutânea e risco coronariano).

Na avaliação do secretário, “o Codise promete ser uma das maiores inovações da educação física escolar no país, por ser um sistema online que tem por objetivo diagnosticar os indicadores de saúde, crescimento e desenvolvimento  escolares da rede estadual de educação, para fins de orientar o planejamento de ações educativas e preventivas da Educação Física escolar, ao mesmo tempo em que direciona possíveis intervenções para a saúde física, mental e aspectos educacionais preventivos no ambiente escolar”.

Equipe de Professores Formadores da GEFACEE/DGE é composta pelos professores Alan Raniere (Chefe do Núcleo de Educação Física Escolar), Evangelista Araújo, Núbia Souza, Patricia Sobrinho e Elane Lacerda.

Agenda das próximas formações continuadas:

02 e 03/05 – CRE Ji-Paraná

09 e 10/05 – CRE Vilhena e Cerejeiras

16 e 17/05 – CRE Porto Velho

24/05 – CRE Machadinho do Oeste

07/06 – CRE Costa Marques e São Francisco do Guaporé

07/06 – CRE Extrema

13/06 – CRE Espigão do Oeste

14/06 – CRE Cacoal

21/06 – CRE Rolim de Moura e Alta Floresta