Secretaria entrega 14 mil equipamentos de informática para as instituições de ensino da rede

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

04.10.2019

Van carregada de equipamentos para serem entregues na Escola Estadual Cândido Portinari, em Belo Horizonte. Foto: Divulgação SEE/MG

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de entrega de mais de 14 mil equipamentos de informática para 3.286 instituições de ensino da rede estadual das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em 852 municípios mineiros.

A distribuição deste material é resultado do esforço da Subsecretaria de Administração para mapear e reorganizar os almoxarifados da SEE/MG, onde foram encontrados 7.033 computadores, 3.170 notebooks e 3.821 projetores multimídia, todos novos em caixas, adquiridos pela gestão anterior.

De acordo com a superintendente de Aquisições, Patrimônio e Alimentação Escolar da SEE/MG, Renata Abdala,a entrega destes equipamentos representa mais chances de inclusão dos estudantes no mundo digital e otimização de processos. “Além de possibilitar às unidades escolares o usufruto destes aparelhos e de oferecer aos professor o uso de novas ferramentas de ensino, a distribuição deste material envolve o engajamento desta gestão para tornar eficaz o gerenciamento dos estoques da secretaria e para realizar uma logística eficiente “, disse Renata. A superintendente lembra, ainda, que mais de 5 mil itens de mobiliário também estão sendo entregues nas SREs para melhorar a infraestrutura de trabalho dos servidores. Entre eles estão mesas de computador, armários, estantes e aparelho de ar condicionado.

Na Escola Estadual Cândido Portinari, no bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte, a entrega de 10 computadores e 1 projetor multimídia aconteceu aconteceu nesta quarta-feira (2/10). Para a diretora, Elma Seixas, foi uma surpresa muito positiva. “Na hora em que vi a van do Estado achei que fossem livros. Quando me falaram que eram 10 computadores veio uma alegria enorme, pois estamos precisando muito”, disse a gestora.

Atualmente, o laboratório de informática da Cândido Portinari conta com 17 computadores, mas cinco deles estão sem possibilidade de uso. Os novos equipamentos serão utilizados para aumentar e melhorar o atendimento aos alunos durante as aulas.

Já na Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, a SEE/MG entregou, nesta quinta-feira (3/10), 25 computadores, 2 notebooks e 4 projetores multimídia. De acordo com a diretora Marilda Marques Melo, os equipamentos serão instalados no laboratório de informática, na biblioteca, nas salas de aula e na sala dos professores.

“Temos um projeto de capacitação dos profissionais da escola para o uso de tecnologias dentro de sala de aula e esses equipamentos vão possibilitar a continuidade dele, já que a falta de computadores era uma questão que prejudicava. Além disso, vejo isso como um grande investimento para que a escola esteja próxima do aluno de hoje, que está tão conectado ao mundo virtual”, disse a diretora. O laboratório de informática da Ihbraim Murgy Hibraim Sarah será inaugurado em breve.

Para a instalação dos equipamentos, as escolas devem solicitar o atendimento do Núcleo de Tecnologias Especiais (NTE) da SRE à qual pertencem.

Na Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, os equipamentos serão utilizados no laboratório de informática, na biblioteca e na sala dos professores. Foto: Divulgação SEE/MG



Entrega nas SREs
Os equipamentos destinados a escolas estaduais localizadas no interior de Minas Gerais estão sendo entregues nas respectivas Superintendências Regionais de Ensino, que têm autonomia para decidir qual a melhor estratégia de distribuição entre as unidades de ensino.

Equipamentos destinados às escolas estaduais de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Foto: Divulgação SEE/MG