Secretária do Amapá representa o Consed em eventos do Ministério da Educação, nesta terça e quarta-feira

28.05.2014


A Secretária de Estado da Educação do Amapá, Elda Araújo, participou nesta terça-feira (27), pelo Conselho Nacional de Secretário de Educação – Consed, de três eventos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi , do Ministério da Educação - MEC. O primeiro deles, foi a cerimônia de abertura do 2º Seminário Nacional de Políticas de educação em Direitos Humanos, Cidadania, Acompanhamento Escolar e Meio Ambiente. O seminário está sendo realizado no Brasília Imperial Hotel, nos dias 27 e 28 de maio.

Elda Araújo, durante a fala, elogiou as iniciativas do Governo Federal que tem contribuído para a diminuição da evasão escolar. Disse que, apesar de ainda ter muito a ser conquistado em termos de respeito à dignidade da pessoa humana, “várias as frentes têm possibilitado a permanência desses jovens historicamente excluídos nas escolas”. Completou, parabenizando os professores que ali estavam para discutir as temáticas propostas.

O tema deste seminário é Educação, Pobreza e Desigualdade Social e o objetivo é aprimorar a interlocução entre o Ministério de Educação e seguimentos da esfera Estadual e do Distrito Federal.

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento – Estudantes, pesquisadores negros, indígenas e pessoas com deficiência poderão contar com o apoio do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Para lançar os editais de bolsas ao programa, o Ministério da Educação - MEC realizou, nesta terça-feira (27), cerimônia no auditório do edifício sede.

A secretária Elda Araújo, que participou do lançamento afirmou que esta é uma importante iniciativa do MEC, que faz justiça a uma demanda que por muito tempo ficou reprimida. “É um ganho para os estados e os alunos que terão profissionais mais bem qualificados em sala de aula”.

O objetivo do programa Abdias Nascimento é oferecer aos estudantes formação e capacitação em universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa de excelência no Brasil e no exterior. Entre as ações do programa estão a concessão de bolsas de estudos, o auxílio na mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e a criação de canais de cooperação entre grupos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.

Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena – Ainda nesta terça-feira (27) representantes governamentais, da sociedade civil e dos povos indígenas se reuniram na 1ª Reunião Ordinária de 2014 da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, no edifício sede da Capes, em Brasília.

 A secretária Elda Araújo esteve novamente representando o Consed na ocasião. Durante a reunião ela apontou que, observa-se no Brasil, que a Educação Escolar Indígena ainda enfrenta grandes dificuldades no desenvolvimento, principalmente, na formação de professores, ingresso no ensino superior e pós-graduação. Elda acrescentou que a participação do Consed contribui para a discussão e aplicação das decisões tomadas que buscam garantir o fortalecimento da Educação Escolar Indígena.

Assuntos sobre os encaminhamentos das ações, debates sobre as ações registradas em reuniões da Comissão e a implementação de territórios Etnoeducacionais foram temas abordados durante a reunião.