Educação publica Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para a modalidade EJA

Mato Grosso do Sul

05.12.2022

Está disponível para consulta o Currículo de Referência para a Educação de Jovens e Adultos, na etapa do ensino médio, construído pela equipe da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED). O documento está disponível para acesso na página de “publicações”, no portal da SED.

Desenhado com base nas proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 14 de dezembro de 2018, o Currículo considera as características educacionais do público que demanda essa modalidade de ensino em MS e se junta aos referenciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (publicado em 2020) e do Ensino Médio (publicado em 2021). Ambos disponíveis para consulta virtual.

“A proposição de um Currículo de Referência para a modalidade EJA visa garantir aos jovens, adultos e idosos o desenvolvimento de habilidades e competências que consideram experiências e características destes sujeitos. Cabe dizer que, apesar do Currículo de Referência estar alinhado à BNCC do Ensino Médio, não perdemos de vista os destinatários do documento, bem como o tipo de educação que ele deveria proporcionar. Exemplo disso foi a escrita que contou com a participação e revisão de professores da EJA de escolas estaduais”, disse José Flávio Siqueira, coordenador de Correção de Fluxo da SED.

Constituído por uma equipe de professores especialistas de cada área de conhecimento, o documento foi disponibilizado – durante a fase de construção – para consulta de profissionais que integraram o grupo de trabalho permanente, às escolas estaduais que ofertam a EJA e Coordenadorias Regionais, que organizaram grupos de trabalho formados por profissionais da Rede Estadual de Ensino, engajados nessa modalidade de ensino, a fim de se apropriarem das proposições dispostas no documento e realizarem suas contribuições.

“Em todo o processo consultivo e contributivo do Currículo, buscou-se traduzir a heterogeneidade dos estudantes sul-mato-grossenses e, principalmente, possibilitar àqueles que, por motivos diversos, não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos em idade própria, uma educação significativa e emancipatória”, completou José Flávio.

O acesso ao documento de referência curricular da modalidade Educação de Jovens e Adultos, está disponível no link: https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/Curriculo-de-Referencia_EJA-MS.pdf