Secretaria de Estado de Educação lidera em ações estratégicas do Governo

Mato Grosso do Sul

10.05.2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Educação (SED) atinge o nível de excelência em performance no Contrato de Gestão. Seguindo a metodologia de avaliação do Governo do Estado, que atribui pesos diferentes para projetos e indicadores, a SED obteve média 9,17, melhor nota entre as 12 signatárias e única a atingir o nível de excelência (acima de 9).

Entre os projetos pactuados para 2017, a nota obtida SED foi 8,80, em um máximo de 10. Já em relação aos indicadores de resultados, a Educação obteve nota máxima (10). Além disso, na utilização do SE Suite, o Sistema de Gestão Estratégica do Estado, os gerentes da SED receberam nota 8,93, demonstrando o comprometimento e o profissionalismo dos servidores da pasta, que tem como ponto focal a professora Silvana Maria Batista.

Alguns dos importantes projetos pactuados no Contrato de Gestão em 2017 estavam relacionados com o Programa de escolas em tempo integral, reforma e construção de unidades escolares, Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos – EJA Conectando Saberes, educação especial, plataforma digital e capacitação dos professores.

A performance em indicadores torna-se ainda mais relevante, por apresentar melhoria na questão do fluxo escolar, ou seja, as evasões e as repetições, principal problema do Estado na apuração do Ideb em anos anteriores, estão diminuindo nas escolas públicas estaduais. “Sempre digo que ninguém faz nada sozinho. Este resultado comprova o comprometimento de toda a equipe da SED com a melhoria da qualidade da educação pública”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

O bom resultado na gestão é ratificado no cotidiano das escolas estaduais. Nos últimos anos, o Ideb do Estado vem melhorando significativamente, em razão das metodologias e formações continuadas. Serviços e produtos acessórios têm sido aprimorados, como a merenda, transporte, uniforme e kit escolar. “Projetos inovadores e transversais têm surgido todo ano, gerando novas ferramentas que aceleram a aprendizagem nas escolas públicas”, afirmou o Superintendente de Gestão Estratégica da Segov, Thaner Castro Nogueira.

Contrato de Gestão

O Contrato de Gestão é a “contratualização” de ações e projetos prioritários em que Secretários e o Governador definem as iniciativas e as metas de governo para um determinado exercício. Os contratos de gestão são individualizados por secretaria e são compostos de projetos e resultados de processos estratégicos, além de metas de indicadores relacionados com os impactos de políticas públicas priorizadas a partir do Mapa Estratégico.