Secretaria de Estado de Educação entrega o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio para apreciação do Conselho Estadual de Educação

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

04.11.2020

Minas Gerais dá mais um importante passo para a oferta de um Ensino Médio que almeja, cada vez mais, uma educação de qualidade e que atenda aos anseios dos estudantes mineiros. Nesta quarta-feira (4/11), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) entregaram ao Conselho Estadual de Educação (CEE-MG) o Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio. 

O Currículo, que foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas, traz uma série de novidades que visam a tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes, colaborando para evitar a evasão e garantir mais qualidade na formação desses jovens.

Durante a entrega do Currículo, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, agradeceu a participação de todos os envolvidos na elaboração do documento e ressaltou que ele representa os alunos mineiros. “Eu acredito muito no documento que estamos entregando e tenho a segurança de que ele representa cada um dos estudantes. Tenho, também, a segurança de que ele vai ser fundamental para a consolidação desse processo de ascensão do ensino médio mineiro. Um ensino médio de qualidade, como esse estado não só merece, como também tem condições de fazer”.

Foto: Rose de Paula

Julia Sant’Anna também destacou que o documento será utilizado por todas as redes. “Estamos fazendo a entrega de um documento que pretende contemplar todo o sistema, não apenas as redes públicas – municipal e estadual-, mas também a rede privada”, conclui. A reunião de entrega do Currículo Referência de Minas Gerais – Etapa Ensino Médio contou com a participação da presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP-MG), Zuleica Reis Ávila, e, de forma virtual, dos redatores do documento, representantes da SEE/MG e da Undime-MG.

A diretora Executiva da Undime/MG, Suely Duque Rodarte, agradeceu a parceria da SEE/MG na elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais e elogiou os redatores. “Lendo o material, a gente vê que houve um avanço. Estamos trabalhando um ensino médio mais atualizado com a Base Nacional Comum Curricular. Parabenizo todos os redatores e escritores do documento que conheceram a realidade e transportaram para esse documento”, afirmou.

A partir de agora, o documento será apreciado para que seja feita a homologação pelo CEE-MG, como explica o presidente da entidade, Hélvio de Avelar Teixeira. “Essa foi uma proposta construída de forma democrática e com a participação de vários parceiros. Tenho certeza de que o Currículo está bem preparado e nós vamos fazer a análise da sua base legal, amparado tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto nas novas diretrizes”.

Construção

O Novo Ensino Médio foi construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica. Sua implantação está prevista para iniciar em 2022.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Para a elaboração do documento, no início de 2019, foram selecionados pela SEE/MG e a Undime-MG os redatores. Eles são educadores que possuem vasta experiência na rede de ensino pública estadual e municipal e tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, para a construção do Currículo Referência do ensino Médio, também foram feitos momentos de escuta dos estudantes e a realização de uma consulta pública.

Buscando agregar no documento experiências de diversas áreas do conhecimento, a SEE/MG e a Undime-MG convidaram instituições de ensino superior para fazerem a leitura crítica da versão preliminar do Currículo Referência de Minas Gerais. Com isso, a versão final do documento foi enriquecida com os olhares e saberes de outros atores importantes, os profissionais acadêmicos que formam os professores da educação básica.