Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro iniciará ano letivo com novas ações

Gestão

26.01.2018

O ano letivo de 2018 na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro começará com importantes investimentos e ações. Ampliação da oferta de escolas com Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo em horário integral; verba de R$ 17 milhões para 445 unidades de ensino; projeto pedagógico que levará o conhecimento e a prática da robótica a alunos e professores de cerca de 500 unidades são algumas ações que serão executadas nos primeiros meses deste ano. As aulas começam no dia 5 de fevereiro.

Uma das propostas foi anunciada durante solenidade que reuniu o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o ministro da Educação, Mendonça Filho; e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. Trata-se da liberação de recursos de R$ 17 milhões, provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinados a 445 escolas públicas estaduais. Por meio da proposta, os diretores das unidades de ensino receberão o investimento, que poderá ser utilizado para pequenos reparos e compra de equipamentos.

Durante o anúncio, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a verba destinada para as escolas públicas do Rio de Janeiro é uma demonstração de que o compromisso do Governo do Estado em manter e elevar a qualidade de ensino da rede pública continuará sendo uma das prioridades em 2018.

– As escolas que receberão os recursos foram selecionadas por conta de sua localização e por já participarem de programas do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual. Os repasses variam conforme a quantidade de alunos de cada colégio. Além do investimento, os estudantes dessas unidades serão beneficiados com oferta de oficinas culturais e esportivas – explicou o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

Outras ações

Kits de Robótica para mais de 500 escolas

Outra notícia importante para os jovens será a implantação de um projeto pedagógico que levará o conhecimento e a prática da robótica aos alunos e professores da rede estadual. Serão adquiridos kits com peças, ferramentas e outros instrumentos para que estudantes de mais de 500 escolas desenvolvam seus protótipos.

Os docentes também receberão formação específica para apresentar a teoria do funcionamento, a montagem de um robô e, ainda, mostrar ao jovem como os conhecimentos da Matemática e de outras disciplinas estão associados a essa tecnologia.

Conhecimento da música clássica

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro também vai investir na erudição dos alunos da rede estadual. A novidade é fruto de uma parceria com a Fundação Cesgranrio, que levará o conhecimento da música clássica às 1.250 escolas estaduais.