Secretaria de Estado de Educação disponibiliza vídeos no formato de pílulas para os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

29.05.2020

Vídeos serão complementares aos conteúdos de matemática e língua portuguesa apresentados nos Planos de Estudos Tutorados (PETs)

Os alunos do 1º ao 3 º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino passaram a contar com mais um material de estudo para as atividades remotas que estão sendo ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) neste momento em que as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19.

Além dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), os estudantes podem acessar aos pequenos vídeos, no formato de pílulas, que foram pensados especialmente para esta faixa etária e que estão disponíveis no youtube da SEE e no aplicativo Conexão Escola. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental demandam por conteúdos em formatos diferenciados e, por isso, as teleaulas do programa “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas, não estão exibindo vídeos voltados para essa faixa etária.

Para essa etapa da educação, foi feito um trabalho específico, como explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria. “Para esses alunos, o material deve ser mais lúdico, diretivo e os vídeos mais curtos, com uma média de três a cinco minutos. Não é uma teleaula, mas pílulas que irão ajudar a concretizar o aprendizado. É um formato que atende melhor essa faixa etária”, afirma.

Ainda segundo Geniana, as pílulas servirão para complementar os conteúdos apresentados no Plano de Estudo Tutorado (PET). “É uma estratégia complementar. Nela teremos contação de história e abordagens de conteúdos de matemática e língua portuguesa conforme os PETs”, conclui.

As pílulas estão sendo gravadas por professores da rede estadual de ensino e por membros da equipe da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.