Secretaria de Estado da Educação realiza visitas a escolas para verificação de dados do Censo Escolar

Sergipe

10.09.2020

As equipes estaduais do Censo Escolar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizaram, no período de 31 de agosto a 10 de setembro, uma série de visitas a 71 escolas da rede pública (estadual e municipal), distribuídas em 35 municípios sergipanos, para mais uma verificação in loco do Censo Escolar da Educação Básica, baseado na Portaria n° 503 do Inep, de 11 de junho de 2018.

Para as visitas, os técnicos regionais responsáveis pelo acompanhamento do Censo nas Diretorias Regionais de Educação participaram de uma formação a distância, com o objetivo de orientá-los na realização das atividades de averiguação e utilização dos instrumentais de suporte ao trabalho de campo.

Durante esse período de visitas, a equipe verificou, de modo amostral, os dados declarados pelas unidades de ensino no primeiro levantamento do Censo Escolar 2020, a fim de esclarecer dúvidas e orientar os responsáveis pelo censo quanto ao correto preenchimento das informações. As escolas foram selecionadas a partir dos relatórios de Alerta, Correção e Justificativas encaminhados pelo Inep e elaborados pela equipe estadual do Censo Escolar, os quais classificam as localidades a partir de informações inconsistentes ou lacunas encontradas no preenchimento do Censo Escolar. 

A coordenadora do Censo Escolar, Jucileide Aragão, explica que em cada escola foi solicitada, em três turmas, uma amostra da pasta dos alunos, o diário de classe e os documentos dos professores a fim de verificar dados como o nome correto, data de nascimento, ficha de matrícula, a data de ingresso no ano letivo, entre outras informações. Foi averiguado, também, se a escola tem Projeto Político Pedagógico, se tem Ato Autorizativo, e dados sobre a infraestrutura, como a existência de biblioteca, sala de direção, quantidade de computadores e de salas de aula etc. Jucileide explica que toda essa ação de visita e verificação de documentação é comparada com os relatórios do Inep, onde constam as informações que as escolas declararam.

"A gente compara o nome do aluno, a data do nascimento, se ele foi declarado, se realmente está matriculado na data de referência naquela turma. Se, por acaso, a escola tiver deixado de inserir alunos, a gente solicita que o vincule. Se tiver inserido estudante equivocadamente, a gente solicita que desvincule. E essas correções serão realizadas quando o período de Retificação do Censo Escolar for aberto. No momento nós estamos aguardando a publicação da portaria, que deverá sair em breve", declarou.