Secretaria de Estado da Educação entrega kits escolares do Programa Brasil Alfabetizado

Programa Brasil Alfabetizado

02.07.2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou, na tarde desta terça-feira, dia 1º de julho, no auditório do IFPB, a entrega simbólica de kits escolares para alfabetizadores e alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Na ocasião, foram distribuídos cerca de 70 kits para alfabetizandos de turmas em João Pessoa e Cabedelo e aproximadamente 10 kits para alfabetizadores.

Ao todo, o programa contempla mais de 540 turmas, organizadas por alfabetizadores voluntários em 211 municípios paraibanos, atendendo a mais de 8 mil alfabetizandos de diferentes faixas etárias. As turmas são formadas por voluntários que recebem uma bolsa no valor de R$ 1.200,00. A maioria dos participantes é oriunda de comunidades socialmente vulneráveis e composta por pessoas com idade avançada, que agora têm a oportunidade de iniciar ou concluir seu processo de alfabetização.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância do momento. “São mais de 8 mil pessoas, algumas com mais de 70 anos, que estão tendo a coragem de dar esse passo tão importante na vida de vocês”, afirmou. Ele também ressaltou a iniciativa do Governo do Estado em fornecer os kits escolares. “No início do ano entregamos kits para todos os estudantes da rede. Nada mais justo do que garantir esse material também para vocês”, completou.

Edilma da Costa Freire, gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos da SEE-PB, explicou que a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A gerente reforçou a importância dos kits para o trabalho dos alfabetizadores. “O kit é essencial porque, além do livro, contém todo o material pedagógico necessário para o desenvolvimento de um ensino digno e de qualidade. São recursos riquíssimos e fundamentais para a construção da alfabetização”, avaliou.

Uma das alfabetizadoras voluntárias que recebeu o kit durante a cerimônia, Luciana Leite dos Santos Silva, organizou uma turma no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. “É necessário que a gente una forças como educadoras e construa novos saberes com essas pessoas que têm tanta vontade de aprender. Isso agrega valor ao que já fazemos e ao que vem sendo construído ao longo do tempo”, afirmou.

Os alfabetizadores participarão de uma formação no mês de agosto, em João Pessoa. A capacitação será promovida pela SEE-PB, em parceria com a Fundação Facto, vencedora do edital. O processo de alfabetização terá duração de seis meses e será acompanhado por profissionais da Secretaria.