Secretaria de Educação visita municípios para sediar fases regionais de competições

Roraima

09.03.2023

Os tradicionais JERs (Jogos Escolares de Roraima) chegam na 50ª edição, e o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), já iniciou os trabalhos para a realização da maior competição esportiva estudantil do Estado.

 O IDR (Instituto do Desporto de Roraima), setor da Seed que coordena os Jogos Escolares, já está realizando visitas técnicas nos municípios do interior para avaliar instalações, espaços esportivos e fechar parcerias para a realização das fases regionais da competição, que são quatro.

 A equipe do IDR já esteve nos municípios de Caracaraí e Alto Alegre. Fortalecendo ainda mais o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, a prefeita da Cidade-Porto, Diane Coelho, e o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, já fecharam a parceria para a promoção dos jogos nos referidos municípios.

 O gerente em exercício do NDE (Núcleo de Desporto Escolar), Nedson Brito, explicou que, durante as visitas, a equipe do IDR faz o levantamento da qualidade de campos, quadras, e escolas, verificando a necessidade de manutenção nas instalações.

 “Verificamos todos os espaços para que sirvam tanto para as disputas dos jogos como para o alojamento de atletas, árbitros e toda a equipe técnica dos Jogos. Em caso de necessidade de manutenção, elas são providenciadas pelo Governo do Estado”, explicou Nedson.

 PRÓXIMAS VISITAS

 Seguindo o cronograma do IDR, o próximo município a ser visitado pela equipe técnica será Rorainópolis, no Sul do Estado, nesta quinta-feira, 09. No início da próxima semana, a visita técnica será no município de Bonfim.

 Após finalizadas as visitas, o IDR elabora o cronograma dos Jogos Escolares, com todas as etapas, que envolvem período de inscrição, congressos técnicos e competição. Assim que a agenda for finalizada, será amplamente divulgada.

 JOGOS ESCOLARES

 No ano passado, os JERs foram realizados em seis etapas. As primeiras quatro etapas regionais ocorreram nos municípios de Normandia, Rorainópolis, Caracaraí e Amajari. Na sequência, foi realizada a etapa em Boa Vista e depois, a etapa final, que contou com 3.009 participantes de 109 escolas. Do interior do Estado foram 1.467 atletas de escolas localizadas em 13 municípios (somente na fase final).

 Os jogos são disputados nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos) nos naipes masculino e feminino em modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling, badminton, ginástica rítmica, xadrez e taekwondo).

 Os times vencedores da etapa final garantem vaga para representar Roraima em competições escolares nacionais como os Jogos da Juventude (para alunos-atletas entre 15 a 17 anos) e os Jogos Escolares Brasileiros (para alunos-atletas entre 12 a 14 anos).

 

 

Jornalista: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: Ascom/Seed