Secretaria de Educação reúne gestores para colaborar na escolha dos livros didáticos

Rio Grande do Norte

30.08.2019

Na manhã de ontem (29), gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação do RN se reuniram para o Seminário sobre Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A atividade aconteceu no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, em Natal, e teve o intuito de preparar e qualificar os profissionais na seleção de quais livros didáticos serão adotados para o quadriênio 2020 a 2023, considerando a relevância do livro didático no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. 

A mesa de abertura contou com a participação da secretária adjunta, professora Márcia Gurgel. Para a representante da pasta, no momento da escolha do livro didático deve ser levado em consideração a diversidade do ensino. “A escolha dos livros precisa sejam aquelas que possibilitar a melhoria da aprendizagem, da qualidade social da educação que inclua, emancipe e transforme a aprendizagem e o direito a educação de toda a população”, ressalta Márcia Gurgel.

O evento é organizado pelo Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB) da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE). Representantes de secretarias municipais da educação, professores, diretores e gestores escolar estiveram presentes na atividade.

De acordo com Erileide Maria Oliveira Rocha, coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca (NULLB), a escolha correta dos livros que serão utilizados pela escola nos próximos anos é fundamental e exige atenção.  “É necessário levar em consideração alguns critérios na escolha do livro, desde proposta pedagógica apresentada até de que forma o livro apresenta o estudante como protagonista”, enfatiza Erileide. 

A atividade durou até o final da manhã e aconteceram sete palestras em que foi discutido a importância do livro didático do ensino fundamental nos anos finais, os diversos aspectos na escolha do livro e como é possível tornar o livro didático como ferramenta de emancipação dos conhecimentos e aprendizagem do aluno. 

Sabia mais

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público